Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Conclave: escolha do novo papa se aproxima. Veja mudanças na cerimônia

Após a morte de Francisco um novo pontífice precisa ser escolhido para ocupar o cargo. Com a Sé vacante, o Vaticano marcou para quarta-feira, 7 de maio, o conclave, que ocorre quando os cardeais se reúnem e elegem o novo papa. No entanto, a formulação da cerimônia passou por algumas mudanças nos últimos tempos. 

A Igreja Católica entrou, nessa última semana, na fase preparatória final para escolher seu 267º papa. Nessa sexta-feira (2/5), bombeiros do Vaticano instalaram a icônica chaminé, que anuncia a escolha do novo pontífice.

A chaminé é um importante elemento do rito, visto que é por meio dela que o resultado da votação é divulgado. Ao fim de cada ciclo de votos, se uma fumaça de cor preta for emitida, quer dizer que ainda não foi escolhido o novo papa. Com a determinação da escolha, sai da chaminé uma fumaça branca, anunciando ao mundo: Habemus Papam.

Durante o conclave, todo o processo de votação é secreto e rigorosamente controlado. Se nenhum nome atingir os dois terços dos votos, as cédulas são queimadas e a fumaça é emitida.

Veja vídeo da chaminé sendo instalada

 

Nova regra

O conclave desta quarta-feira será formado por 132 cardeais com direito a voto, apesar desse número ultrapassar o limite tradicionalmente estabelecido pela Igreja Católica, de 120. De acordo com esclarecimento divulgado pela Congregação dos Cardeais, a decisão está em conformidade com a legislação canônica e com medidas adotadas pelo próprio papa Francisco.

O questionamento surgiu pois a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, publicada em 1996 pelo papa João Paulo II, definiu que o Colégio de Cardeais eleitores deve ter, no máximo, 120 membros com até 80 anos.

5 imagens

Cardeais no funeral do papa Francisco

Cardeais brasileiros
1 de 5

Cardeais

Mario Tama/Getty Images

2 de 5

Cardeais no funeral do papa Francisco

Mauro Ujetto/NurPhoto via Getty Images

3 de 5

Cardeais brasileiros

Arquidiocese de Brasília /Reprodução Instagram

4 de 5

Franco Origlia/Getty Images

5 de 5

Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

No entanto, o documento também prevê que essa norma pode ser flexibilizada. Com base nesse entendimento, o papa Francisco optou por não se restringir ao número fixado e nomeou cardeais que, ao serem criados oficialmente, passaram a ter pleno direito de participar do conclave.

Em nota divulgada nessa quarta-feira (30/4) pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a Congregação dos Cardeais explicou que a superação do limite ocorreu com respaldo da norma 36 da Constituição Apostólica. Segundo o texto, os cardeais que foram nomeados tornaram-se automaticamente eleitores legítimos do novo pontífice, independentemente do número total.

Composição atual do Conclave

Entre os 132 cardeais votantes, 108 foram nomeados pelo papa Francisco, responsável por ampliar significativamente a representatividade de países fora do eixo tradicional Europa-América do Norte. Ao todo, 22 foram nomeados por Bento XVI e cinco, veteranos de outros conclaves, receberam o título de cardeal durante o pontificado de João Paulo II.

A diversidade entre os eleitores também se expressa em aspectos como idade, origem e filiação religiosa. O cardeal mais jovem é Mikola Bychok, de 45 anos, ucraniano radicado na Austrália, enquanto o mais velho é o espanhol Carlos Osoro Sierra, de 79. O grupo mais numeroso é formado pelos nascidos em 1947, com 13 representantes.

Do ponto de vista espiritual e pastoral, 33 cardeais pertencem a ordens ou congregações religiosas. Os salesianos formam o maior grupo, com cinco membros. Também há representantes dos franciscanos, jesuítas, dominicanos, verbitas, redentoristas, agostinianos, carmelitas descalços, cistercienses, lazaristas, espiritanos, scalabrinianos e missionários.

Cardeais que participarão

Apesar da confirmação de 135 cardeais eleitores, apenas 132 estarão presentes, visto que um deles desistiu de participar e dois alegaram problemas de saúde.

O cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, condenado por desvio de verbas e despojado de seus privilégios pelo papa Francisco, comunicou nessa terça-feira (29/4), sua decisão de “obedecer” à decisão da Igreja Católica de vetá-lo do conclave que elegerá o próximo pontífice.

Ele decidiu se retirar voluntariamente da cerimônia de escolha do novo pontífice “pelo bem da Igreja” e para manter um clima de serenidade entre os eleitores. A Congregação expressou respeito pela decisão.

Outros dois cardeais, o bósnio Vinko Puljić e o espanhol Antonio Cañizares, também não participarão, por motivos de saúde.

Imagem colorida de arte conclave - Metrópoles

Geopolítica no conclave

A divisão geográfica dos cardeiais aptos a votarem permite que tenhamos uma ideia do peso de cada regão na escolha do novo líder da Igreja Católica.

Veja número de cardeais por região

  • Europa tem 53 cardeais;
  • Ásia tem 23 cardeais;
  • África tem 18 cardeais;
  • América do Sul tem 17 cardeais;
  • América do Norte tem 16 cardeais;
  • América Central tem 4 cardeais.
  • Oceania tem 4 cardeais.

Apesar da Europa manter uma maioria relativa, a sua influência se torna cada vez mais equilibrada com o avanço da presença latino-americana, africana e asiática no Colégio Cardinalício.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H