Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Concurso para oficiais da PMDF é suspenso devido a problemas com cotas

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou, nessa segunda-feira (25/3), a suspensão do concurso para oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) até que o edital seja refeito e inclua a reserva de 10% das vagas para candidatos hipossuficientes. A decisão se deu após a corporação não atender a uma determinação anterior para correção do documento de abertura do certame.

O TCDF deu cinco dias para a PMDF fazer as alterações e publicar um novo edital. Enquanto isso, o andamento do certame fica suspenso. A medida visa garantir o cumprimento da Lei Distrital nº 4.949/2012, que exige a reserva de vagas em concursos públicos para pessoas com deficiência (PCDs), negras e hipossuficientes.

O concurso, organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), abriu as inscrições nessa segunda-feira (24/3), mas permanecerá suspenso até que todas as alterações sejam confirmadas e publicadas, segundo o Tribunal de Contas. As provas estão previstas para 1º de junho.


O que aconteceu

  • A corporação não atendeu a um pedido de correção do edital anterior, pois o certame não previa a reserva obrigatória de vagas para candidatos em situação de pobreza.
  • Um candidato contestou o edital pela falta de vaga para cotas hipossuficientes e teve o pedido negado.

O concurso foi lançado em fevereiro, com 49 vagas imediatas e 98 para cadastro de reserva, mas não previa reserva obrigatória de postos para candidatos em situação de pobreza. O certame tem salário inicial de R$ 17.034,85, para o cargo de segundo-tenente.

Em 2023, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) havia alertado sobre a previsão de cotas para pessoas hipossuficientes no concurso de praças da PMDF, mas a corporação ignorou a orientação.

Antes da determinação do TCDF, um candidato chegou a pedir a impugnação do edital pelo mesmo motivo, mas teve o pedido negado. Porém, a PMDF argumentou que, por ser financiada com recursos União, as regras de concursos da corporação não estariam submetidas à legislação do Distrito Federal.

O TCDF também identificou uma falha nas cotas para candidatos negros. O número de vagas destinadas a esse público no cadastro de reserva deveria ser ajustado para 19, segundo as regras da Lei Federal nº 12.990/2014.

Contudo, o tribunal ressaltou que a retificação do edital deveria garantir a inclusão das cotas para hipossuficientes sem que haja prejuízo a candidatos que concorrem por outros sistemas de cotas, como o das raciais, que teve quantidade inferior à apropriada, segundo o tribunal.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H