Em maio de 2025, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), produzido Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou alta de 0,9 ponto na comparação com abril. Ele passou de 48 para 48,9 pontos. Apesar da elevação, ele continuou num patamar negativo pelo quinto mês seguido. Ou seja, na prática, melhorou, mas ainda segue no campo pessimista.
Isso porque, abaixo de 50 pontos, o ICEI indica ausência de confiança da indústria. Valores acima de 50 pontos, contudo, demonstram otimismo por parte dos empresários.
Leia também
-
Economia
Indústria diz que alta da Selic trará impactos negativos para emprego
-
Indústria
Fiesp fala em “surpresa positiva” da indústria e critica juros altos
-
Indústria
Produção industrial supera expectativas e tem melhor março em 7 anos
-
Indústria
Pessimismo na indústria aumenta e atinge maior nível desde a pandemia
O ICEI é composto por uma análise sobre as condições atuais e outra sobre as perspectivas da economia. Em maio, ambas melhoraram.
O Índice de Condições Atuais, por exemplo, avançou 1,3 ponto em maio, para 44 pontos. Na avaliação dos empresários industriais, as condições economia e das empresas seguem negativas, mas essa avaliação foi menos crítica do que a manifesta em abril.
Isso ocorreu principalmente em relação às condições da economia brasileira. Essa avaliação registrou um aumento de 2,5 pontos entre abril e maio.
O Índice de Expectativas avançou 0,6 ponto em maio, para 51,3 pontos. Ou seja, ficou no campo do otimismo. A evolução também mostrou uma melhora das expectativas em maio em relação à economia brasileira, cujo índice avançou 1,4 ponto.