A dor na coluna é uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil. Em 2024, problemas como dores lombares e hérnia de disco lideraram a concessão de benefícios por incapacidade temporária, segundo dados do Ministério da Previdência Social — o que significa que afastaram milhares de trabalhadores por mais de 15 dias, com necessidade de perícia médica.
Mas a dor na coluna pode ter causas diferentes, sendo uma das mais comuns a hérnia de disco. A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, e as vértebras móveis — localizadas nas regiões cervical, torácica e lombar — são separadas por discos intervertebrais.
Esses discos funcionam como amortecedores naturais, protegendo a medula espinhal e permitindo a flexibilidade necessária para os movimentos do dia a dia.
Sintomas da hérnia de disco
A hérnia de disco ocorre quando um disco intervertebral — responsável por amortecer o impacto entre as vértebras — se desloca ou sofre lesão, causando pressão nos nervos ao redor da coluna. Isso pode resultar em dor intensa e limitação dos movimentos.
Veja a lista de sintomas apontados pelos fisioterapeutas André Pêgas e Laudelino Risso na matéria completa no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!