A produção nacional A Fábrica de Sonhos foi inspirada no filme Abismo de um Sonho (1954), de Federico Fellini. Essa foi a primeira obra assinada exclusivamente pelo italiano e é classificado como comédia e drama. Além de dirigir, Fellini assina o roteiro ao lado de Tullio Pinneli.
Na produção de 1952, Wanda Cavalli (Brunella Bovo) e Ivan (Leopoldo Trieste) viajam à Roma, na Itália, para passar a lua de mel. Além de diversos passeios na cidade, eles conseguem marcar um encontro com o papa. Entretanto, a esposa deixa o marido para se encontrar com o galã de fotonovelas Fernando Rivoli (Alberto Sordi), conhecido como Sheik Branco.


Cena do filme Abismo de um Sonho, de Federico Fellini
Reprodução
Cena do filme Abismo de um Sonho, de Federico Fellini
Reprodução
Cena do filme Abismo de um Sonho, de Federico Fellini
Reprodução
Cena do filme A Entrevista, de Federico Fellini
Reprodução
Cena do filme A Entrevista, de Federico Fellini
Reprodução
O ator a convida para visitar um set de filmagens fora da cidade e deixa Ivan na mão. Ao perceber que a esposa sumiu, o rapaz precisa inventar alguma desculpa para que a sua família não perceba.
Abismo de um Sonho, entretanto, não foi o único filme de Fellini que inspirou os diretores Guel Arraes e Jorge Furtado. A Entrevista (1987) também ajudou os cineastas a darem um norte ao filme. Na obra italiana, o diretor recebe uma equipe de filmagem japonesa nos estúdios de Cinecittà, em Roma.
De acordo com a sinopse, ele o cineasta conduz a equipe a uma jornada ao passado enquanto se prepara para um novo projeto.
A Fábrica de Sonhos
Rafaela (Luellem de Castro) se casa com Eleutério (Igor Fortunato), amigo de infância. Ela ganha um concurso para visitar o estúdio de uma novela e conhece o protagonista do folhetim, Sydartha (Humberto Martins). Entretanto, enquanto conhece os bastidores e, de frente para o galã, ela acaba confundindo ficção com realidade e coloca o casamento à prova.
Onde assistir
O filme A Fábrica de Sonhos é atração na Sessão da Tarde, da Globo, nesta sexta-feira (25/4). A produção brasileira é estrelada por Luellem de Castro, Igor Fortunato, Humberto Martins e Débora Falabella.