Maior campeão do continente africano, o Al Ahly disputará o Mundial de Clubes, que acontece entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. O Metrópoles inicia uma série especial, contando tudo sobre os 32 times que disputarão a competição.



Al Ahly é o maior campeão do continente africano
Equipe, sediada no Cairo, também possui o título de maior campeão do Egito.
Ziad Ahmed/NurPhoto via Getty Images
Clube costuma disputar o Mundial de Clubes.
Ahmed Mosaad/NurPhoto via Getty Images
Leia também
-
Esportes
Fifa divulga data de jogo que definirá rival do Flamengo no Mundial
-
Esportes
Mundial de Clubes: veja situação dos 31 times a um mês da estreia
-
Esportes
Leila comenta duelo contra Messi no Mundial: “Não é problema”
Com 12 títulos da Liga dos Campeões da África, o Al Ahly é uma equipe que esteve com frequência no antigo formato do Mundial de Clubes. O time, conhecido como “Diabos Vermelhos”, esteve em nove edições do torneio (2005, 2006, 2008, 2012, 2013, 2020, 2021, 2022 e 2023).
“Real Madrid da África”
Os feitos em solo internacional credenciaram a equipe a ser chamada de Real Madrid da África. Além dos títulos no continente, o Al Ahly possui 44 conquistas do Campeonato Egípcio.
No torneio local, o time do Cairo lidera a tabela de classificação e pode estar a caminho do título nacional de número 45 em sua história.
Possibilidades no Mundial de Clubes
O Al Ahly está no grupo A da competição, ao lado de Inter Miami, Palmeiras e Porto.
A estreia será também a festa de abertura do Mundial de Clubes, quando encara o Inter Miami de Lionel Messi, em 14 de junho, às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
O segundo jogo será contra o Palmeiras. As equipes já se enfrentaram em outras duas oportunidades, com vantagem para o Al Ahly: empate em 0 x 0 na disputa pelo terceiro lugar do antigo Mundial de 2020, com vitória egípcia nos pênaltis.
Em 2021, novamente os times entraram em campo pela competição, dessa vez, com triunfo do Palmeiras, agora na semifinal: 2 x 0 e vaga para o Verdão na final, quando perdeu para o Chelsea.
Para completar, a última partida da fase de grupo será contra o Porto, de Portugal. Pode ser complicado para o Al Ahly passar ao mata-mata. No entanto, a experiência internacional da equipe pode colocá-la em um patamar de brigar com as três forças do grupo.