Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Conheça o Pau-Brasil, a árvore “vermelha” que é a cara do país

Por estarem presentes na bandeira nacional, as cores verde e amarelo são reconhecidas como “a cara do Brasil”. Porém, mais do que representarem o verde das matas e o amarelo do ouro das terras, são cores que remetem à monarquia, à cultura e à influência portuguesa. 

O Pau-Brasil também tem papel fundamental na trajetória da nossa nação e, por isso, o tom de vermelho da árvore pode ser considerado um símbolo da identidade do país. 

 

A importância do Pau-Brasil 

Árvore nativa da Mata Atlântica, a espécie é símbolo oficial do país conforme a Lei 6.607 de 7 de dezembro de 1978, que também declara o Dia do Pau-brasil. 

Antes da colonização, a árvore era usada pelos povos indígenas para a confecção de arcos, flechas, instrumentos musicais e tintura vermelha para pintura corporal. 

Os colonizadores se referiam à árvore como “bersil”, por causa de uma outra espécie de árvore de madeira avermelhada conhecida pelos europeus, de origem asiática. 

Por conta disso, com o tempo a árvore começou a ser chamada de Pau-Brasil, mas também é conhecida por nomes como Pau-Vermelho, Pau-de-Pernambuco, Pau-de-Tinta e Pau-Rosado. Entre os povos tupis que habitavam o litoral brasileiro, a árvore era chamada de Ibirapitanga, que significa literalmente “árvore vermelha”. 

Exploração e ameaça 

No período de colonização o corante natural vermelho da madeira podia ser usado para tingir tecidos, o que levou o Pau-Brasil a se tornar o primeiro recurso natural explorado pelos portugueses – a bem-sucedida exportação foi a primeira atividade econômica exercida no Brasil. 

A exploração do Pau-Brasil acabou perdendo força no século XIX, quando surgiram os corantes sintéticos, mas ainda assim impactou negativamente a espécie.  

Desde 1992, o Pau-Brasil é considerado ameaçado de extinção e qualquer extração sem autorização é crime. É possível encontrá-lo em alguns pontos da Mata Atlântica, parques, jardins botânicos e áreas de proteção ambiental. 

Professor de SP vence prêmio com projeto sobre racismo ambiental

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H