Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Conselho autoriza pagamento de penduricalho do MP a juízes federais

São Paulo — O Conselho da Justiça Federal (CJF) concedeu a juízes federais o pagamento de licença-prêmio, um penduricalho pago por lei a membros do Ministério Público.

O benefício consiste em uma folga de 90 dias a cada cinco anos, previsto na Lei Orgânica do Ministério Público da União. Nos últimos anos, tem sido concedido também a promotores estaduais.

Nos Ministérios Públicos, brechas têm sido abertas para que, quando não usufruídas, as folgas sejam convertidas em pagamento aos promotores. No caso da Justiça Federal, a decisão não possibilita essa manobra.

O conselho é formado em parte por integrantes da própria Justiça Federal. Compõem e comandam órgão ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e desembargadores federais.

No caso específico, o relator do caso, que deu voto favorável à extensão do benefício, foi o desembargador Fernando Quadros, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Foi o Conselho da Justiça Federal (CJF) o autor de uma decisão de 2022 que provocou uma onda de pagamentos de supersalários milionários em todo o Judiciário.

O órgão atendeu a um pedido da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) para ressuscitar o pagamento dos adicionais por tempo de serviço (ATS).

Mais conhecido como quinquênio, o ATS corresponde ao aumento automático de 5% nos salários a cada cinco anos. Ele foi extinto em 2006 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Tribunais de Justiça estaduais passaram a usar a decisão do CJF para estender seus efeitos a juízes estaduais, que são a maior parte do judiciário do país.

Pagamentos de atrasados referentes a este benefício fizeram com que juízes recebessem até mais de R$ 1 milhão em um mesmo mês.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H