Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

COP30: Janja será responsável por engajamento de mulheres

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva foi anunciada pela presidência da COP30 como uma das 30 enviados especiais da Cúpula do Clima, a ser realizada em novembro em Belém, no Pará.

Foi definido que Janja será responsável pelo engajamento de mulheres na COP30. Todos os enviados atuarão em caráter voluntário e pessoal.

“Os enviados funcionarão como caixas de ressonância de setores e de geografias, verdadeiros canais e facilitadores do fluxo de informações e de percepções de suas respectivas áreas. Precisamos ouvir muito sobre as expectativas nas áreas em que contamos com enviados especiais”, disse o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, em nota.

Ainda de acordo com nota da organização da COP, todos os nomes foram escolhidos “por serem atores de relevância e credenciados em suas respectivas áreas”.

Já a diretora-executiva da COP30, Ana Toni, destacou que as pessoas selecionadas ajudarão a construir a conferência com “diálogo e ação coletiva”.

“Serão algumas de nossas vozes e ouvidos em setores e regiões estratégicas, parte de um esforço conjunto por uma COP30 forte e efetiva na implementação de soluções climáticas”, declarou.

Outros enviados especiais são a ex-secretária do Ministério da Saúde Ethel Maciel (Saúde), a ex-surfista profissional Maya Gabeira (Esportes) e a líder indígena Wapichana Sinéia do Vale (Povos Indígenas).

Círculos de liderança

A presidência da COP30 aposta também em Círculos de Liderança criados para debater o futuro do combate à mudança do clima. Os grupos devem discutir formas de facilitar o debate sobre financiamento climático, povos e comunidades tradicionais e indígenas, governança climática e mobilização global.

São quatro os grupos de trabalho:

1. Círculo de Presidentes da COP

Presidido por Laurent Fabius (presidente da COP21), o grupo tentará reunir ex-presidentes da COP para compartilhar experiências e fortalecer a governança climática.

2. Círculo dos Povos

Liderado por Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, que busca ampliar vozes indígenas, tradicionais e afrodescendentes, promovendo o reconhecimento de seus saberes e práticas no discurso climático global.

3. Círculo de Ministros da Fazenda

Presidido por Fernando Haddad, a frente reunirá ministros da Fazenda, especialistas, setor privado e sociedade civil para oferecer orientações estratégicas em finanças climáticas.

4. Círculo Ético Global

Sob coordenação de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, com o apoio do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o grupo terá o objetivo de promover um despertar ético e reflexões inclusivas em diversas regiões e setores.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H