Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Criação de comissão especial para anistia não atende oposição, diz Sóstenes

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta quarta-feira (23) que a criação de uma comissão especial para analisar o projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 não atende aos interesses da oposição.

“A comissão especial era uma solução para o ano passado, na gestão de Arthur Lira. Essa matéria já está vencida. Já comuniquei no colégio de líderes que, se for para criar comissão especial, é melhor não fazer nada. Ou ele [Hugo Motta] atende à maioria da Casa e pauta a urgência, ou vai desprestigiar essa maioria”, disse Sóstenes.

A possibilidade de instalar uma comissão especial foi ventilada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), responsável por definir a pauta do plenário. A medida surge como alternativa ao requerimento de urgência protocolado pelo PL na semana passada para tentar acelerar a tramitação do texto.

A comissão especial era parte de um acordo costurado pelo ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) durante as articulações para sua sucessão. Na ocasião, Lira prometeu ao PT e ao PL a criação do colegiado para discutir a proposta. No entanto, a instalação da comissão até o momento não aconteceu.

Parlamentares favoráveis ao projeto, porém, consideram que o momento de criar a comissão já passou e defendem que Motta leve o requerimento de urgência diretamente à votação. Isso permitiria que o projeto fosse apreciado pelo plenário sem a necessidade de passar pelas comissões temáticas.

Segundo Sóstenes, a expectativa é de que o tema volte a ser debatido nesta quinta-feira (24), durante a reunião do colégio de líderes da Câmara.

O presidente da Câmara tem defendido que a solução para o caso seja feita em um consenso entre Executivo, Judiciário e Legislativo.

Uma das alternativas seria aprovar uma anistia apenas aos crimes de menor periculosidade, não incluindo o núcleo político, ou uma mudança na dosimetria das penas atribuídas pela Suprema Corte.

O PL, no entanto, descarta as duas possibilidades. Em conversa com a CNN, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizou a mudança nas penas e avaliou que o partido seguirá apoiando o projeto da Anistia.

Oração para Bolsonaro

As declarações de Sóstenes foram feitas na manhã desta quarta-feira (23) em frente ao hospital DF Star, em Brasília, onde o ex-presidente se recupera de uma procedimento cirúrgico para reconstruir sua parede abdominal.

O líder do PL convocou parlamentares da sigla para orar pela saúde de Bolsonaro. Estavam presentes deputados, senadores, apoiadores bolsonaristas e o ex-candidato à Presidência Padre Kelmon.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H