São Paulo — Um dos criadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo, morreu nesse sábado (19/4). Roberto Antonio Cêra, conhecido como Cerinha, faleceu aos 85 anos de idade.
A informação foi divulgada pela Secretaria de Cultura de Piracicaba na manhã deste domingo (20/4), por meio de uma nota nas redes sociais.
“Visionário e apaixonado pela cultura, foi incentivador das artes, da comunicação e da liberdade criativa. Seu legado vive nas muitas iniciativas que ajudou a construir e na memória afetiva de uma Piracicaba mais criativa e mais plural”, diz a nota.
Cerinha estava internado no Hospital Santa Casa de Piracicaba, e morreu vítima de Covid, de acordo com informação publicada em seu perfil oficial no Facebook.
Quem foi Cerinha, um dos criadores do Salão Internacional de Humor de Piracicaba
- Nascido em 12 de setembro de 1939, em Piracicaba, Roberto Antonio Cêra estudou na Faculdade de Direito de São João da Boa Vista, e trabalhou no Banco do Estado de São Paulo (Banespa), por onde se aposentou.
- O grande destaque de sua trajetória, no entanto, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, iniciativa que idealizou junto de nomes como Luis Antônio Lopes Fagundes, Ermelindo Nardin e Luiz Mattiazzo.
- Cêra tentou pôr a ideia em prática ainda em 1972, mas o Salão só surgiu oficialmente em 1974, em meio à Ditadura Militar. O medo da censura era frequente entre os cartunistas e intelectuais que frequentavam o espaço.
- Apesar disso, “já a partir do terceiro ano o evento se tornou Internacional e posicionou Piracicaba no mapa do humor gráfico mundial, atraindo a atenção e talentos de diversas partes do mundo”, afirma o site da iniciativa.
- Em 2016, uma rua no loteamento Terra Nova ganhou o nome de Roberto Cêra.
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi fundado em 1974, durante a ditadura militar, como forma de trazer um olhar crítico ao regime e aos problemas da sociedade por meio do desenho de humor.
A página oficial do Salão prestou homenagem a Cerinha: “Esteve desde o início entre os que pensaram e ajudaram na criação de nosso evento. É responsável pelo vídeo histórico que retrata as primeiras edições do SIHP e de um grande acervo de fotos que contam a nossa história”.