Durante a aprendizagem da língua inglesa é importante que os vocabulários estudados sejam incorporados ao cotidiano. No caso das crianças, os responsáveis podem auxiliar no processo.
À CNN, Ana Vásquez, da Fluency Academy, deu 5 dicas de como transformar a casa em um ambiente bilíngue.
Veja abaixo:
Introduza o idioma nas rotinas do dia a dia
Incorporar a língua estrangeira em momentos cotidianos é uma das formas mais eficazes de aprender, aponta Ana. É sugerido que um dia da semana seja escolhido para a realização de atividades em inglês, como cantar músicas, assistir a um desenho ou até cozinhar um prato típico de outro país.
Durante o preparo, é possível introduzir palavras relacionadas a ingredientes, utensílios e refeições, que podem ser naturalmente reforçadas ao longo da rotina. Além disso, comandos simples em atividades rotineiras como “brush your teeth” (“escova os dentes”), “put on your shoes” (“coloque os sapatos”) ou “let’s go” (“vamos”) ajudam a fixar o vocabulário, e a criança associa naturalmente o idioma à ação.
Explore músicas e livros em inglês
A especialista da Fluency Academy destaca que o contato com o inglês deve ser mediado por um adulto, com cadência real da fala. Por isso, músicas e livros são ótimos pontos de partida.
Clássicos como “The Wheels on the Bus” e “If You’re Happy and You Know It” ajudam a criança a aprender de forma natural, especialmente se inseridos na rotina. “Além dos clássicos, as crianças podem aprender a versão em inglês de músicas da trilha sonora do seu filme favorito, ou músicas que ajudem com a rotina – por exemplo, a ‘Clean Up Song’, para o momento de arrumar o quarto e guardar os brinquedos”, afirma Ana.
Livros com ilustrações e textos simples, versões bilíngues ou com narração em áudio também favorecem a compreensão e o desenvolvimento da escuta.
Brincadeiras com palavras
Jogos de memória, adivinhações e atividades de correspondência (como ligar imagens às palavras) ajudam a ampliar o vocabulário.
A dica é manter tudo lúdico e dentro do universo da criança. Se ela gosta de animais, por exemplo, Ana recomenda que os responsáveis usem figuras e sons para ensinar nomes como “dog”, “cat”, “cow”, e “duck”.
Pratique com desenhos em inglês
No streaming, séries como “Bluey” e “Super Simple Songs” são considerados aliados. Assistir esses e outros desenhos pode complementar o aprendizado.
Ana destaca, no entanto, que isso não substitui a interação humana. O ideal é que os programas sejam assistidos com um adulto, que possa comentar, repetir frases e estimular a criança a interagir com o conteúdo.
Aprendam juntos
Os responsáveis que estão aprendendo inglês, ou que desejam retomar os estudos, podem aproveitar o momento de aprendizagem do filho para evoluírem juntos. Segundo Ana, isso fortalece o vínculo afetivo, incentiva a autonomia e mostra à criança que aprender pode e deve ser divertido.
Veja como se inscrever em curso gratuito de inglês oferecido pelo MEC