Em mais um capítulo da guerra sangrenta entre as fações cariocas Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP) pelo domínio territorial de comunidades espalhadas pelo Rio de Janeiro, a hegemonia de um dos traficantes mais longevos do Estado chegou ao fim.
Leandro Nunes Botelho, o Scooby-Doo, de 47 anos, que comandava o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona norte do Rio, foi expulso do local por “soldados” do CV e precisou se esconder no Morro de São Carlos, zona central. Com isso, o TCP perdeu uma importante peça no tabuleiro do tráfico.
Após Scooby ser deposto do comando, integrantes do CV trataram de usar as redes sociais para soltar um “comunicado” sobre as primeiras medidas a serem adotadas pela nova “gestão”.
Os traficantes informaram sobre a venda de bens de consumo essenciais, como botijões de gás. “Pra quem quiser compras gás, o valor está R$ 100. Preço justo e qualidade porque vocês merecem o melhor”, diz a mensagem publicada em um storie de um perfil da comunidade e faz menção ao CV.
Em uma segunda postagem, os traficantes afirmam que, após expulsar o TCP da comunidade, uma série de “benefícios” será implementada, como a distribuição de alimento para famílias que moram no Morro dos Macacos. “Em breve, nós vai começar a da as cesta básica pros moradores. melhoria pra toda comunidade (sic)”, aponta o aviso publicado nesse domingo (18/5) no Instagram.
Veja as mensagens:

2 imagens
O “frente dos Macacos”
Mesmo com décadas de atuação e extensa ficha criminal, alguns dos chefes do tráfico mais antigos e perigosos do Rio de Janeiro seguem à solta, desafiando as forças de segurança e exercendo poder e influência em suas comunidades.
Conhecido como o “frente dos Macacos”, Scooby é um dos faccionados há mais tempo em atividade no Rio de Janeiro. A polícia carioca aponta o criminoso como mentor da ação audaciosa, ocorrida em 2013, quando 10 homens armados tentaram resgatar os traficantes Alexandre de Melo, o Piolho, e Vanderlan Ramos da Silva, o Chocolate.
Os dois presos, segundo informações, teriam sido convocados ao Fórum de Bangu para depor como testemunhas de outros dois traficantes da Vila Vintém.
No momento do resgate, houve intenso tiroteio entre traficantes e policiais militares. Na ação, uma criança foi morta. Ela tinha 8 anos e se chamava Kayo da Silva Costa. O menino seguia para um treino de futebol de salão no Bangu Atlético Clube.
Um PM também morreu na ação. Identificado como o 3º sargento Alexandre Rodrigues Oliveira, de 39, ele fazia a segurança da portaria do Fórum.
Scooby também é condenado por sequestro e cárcere privado, e esteve envolvido no rapto e espancamento de militares do Exército, em setembro de 2009, que erraram o caminho e entraram na comunidade.
Quando se encontravam nas proximidades do Morro dos Macacos, os militares foram abordados por dois traficantes armados com pistolas, que mandaram as vítimas desembarcarem dos veículos.
Os criminosos os revistaram, questionando se eram policiais. Após encontrarem a farda de umas das vítimas, que era militar, os criminosos se comunicaram com os comparsas via rádio, informando que haviam capturado um “alemão” (integrante de uma facção criminosa rival), recebendo a ordem de levarem as vítimas para a parte elevada do Morro dos Macacos e matá-las.