Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Danos morais: saiba como funciona a cobert…

Tem uma nova modalidade de seguro automotivo que está ganhando força no Brasil e sendo oferecido pelas empresas. Estamos acostumados a termos os opcionais de danos a terceiros quando contratamos um seguro auto, que abrangem danos materiais e/ou corporais.

Esses são bem literais e oferecem cobertura aos danos causados pelo segurado à saúde física da pessoa e ao seu bem — no caso do seguro auto, o carro. A nova modalidade opcional que começou a ser oferecida pelas seguradoras é a cobertura contra danos morais.

Danos morais são aqueles que ferem o psicológico ou emocionais causados a uma pessoa. No caso de acidentes automotivos, estamos falando de traumas, sofrimento, dores físicas ou psicológicas, bem como danos à honra e imagem da vítima causados em decorrência do acidente.

Vamos a um exemplo prático. Em uma batida de carro, a vítima acaba tendo crises de ansiedade e cria um pânico de pegar a direção novamente após o acidente. A justiça pode determinar que o culpado seja obrigado a pagar uma indenização devido aos traumas gerados. É aí que entra a cobertura por danos morais.

Mas os danos morais não aparecem apenas em casos psicológicos mais extremos. Utilizando-se do mesmo cenário citado acima, vamos supor que a vítima seja um motorista de aplicativo ou taxista que perdeu o carro no acidente (PT). A justiça pode determinar que os problemas e estresse causado pelo culpado excedem um mero aborrecimento, também podendo determinar indenização por danos morais.

Continua após a publicidade

Na prática, a cobertura contra danos morais chega para complementar a cobertura de seguro para terceiros, que já engloba danos físicos e materiais (Indio San/Quatro Rodas)

Se for um acidente mais sério, onde haja sequelas graves ou mesmo danos estéticos à vítima, também pode ser considerado como danos morais. Ou seja, na prática, ele funciona de maneira semelhante ao DPVAT (seguro obrigatório) e complementa o seu valor, caso seja necessário.

A seguradora fica encarregada de pagar a indenização, tratamentos e até as despesas com advogados, dependendo da empresa e plano contratados. E assim como as despesas com terceiros, não é necessário o pagamento de franquia.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

A insurtech Youse, que acaba de adicionar a cobertura por danos morais em seu portfólio, oferece contratos que cobrem indenizações que variam entre R$ 5.000 e R$ 30.000. Para o diretor de produtos e pricing da empresa, João Valli, a adição da nova cobertura oferece mais “ainda mais segurança e praticidade aos nossos clientes, garantindo que estejam protegidos em diferentes situações do dia a dia”.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H