Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Datafolha: 58% preferem que Tarcísio tente reeleição; 30%, Presidência

São Paulo — Pesquisa Datafolha publicada nessa quinta-feira (10/4) mostra que a maioria dos paulistas acha que Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve disputar a reeleição ao governo do estado de São Paulo, em vez de tentar uma candidatura à Presidência da República.

Questionados sobre as eleições de 2026, 58% dos entrevistados apoiaram a reeleição do atual governador, enquanto 30% afirmam apoiá-lo para a Presidência. Não souberam responder 12% das pessoas ouvidas.

O Instituto Datafolha ouviu 1,5 mil pessoas espalhadas em 81 cidades paulistas. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Sucessão de Bolsonaro

O nome de Tarcísio é um dos preferidos entre os eleitores de direita para substituir o de Jair Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa à Presidência, caso a inexigibilidade do ex-presidente seja mantida até 2026.

Bolsonaro é réu em um processo por tentativa de golpe e está inelegível até 2030 em razão do caso envolvendo uma reunião com embaixadores, quando proferiu diversos ataques ao sistema eleitoral brasileiro.

Tarcísio vem negando publicamente a possibilidade de disputar a Presidência, mas aliados já discutem a sua sucessão no estado.

Pelo levantamento Datafolha, a preferência para que Tarcísio dispute a reeleição em São Paulo se confirma tanto entre os que se declararam bolsonaristas (61% ante 32% de apoiadores da candidatura à Presidência) quanto entre os petistas (58% contra 28%).

Disputa ao Palácio dos Bandeirantes

O Instituto Datafolha também perguntou aos paulistas qual nome Tarcísio deveria apoiar para o governo de São Paulo caso dispute a Presidência.

Nesse cenário, o nome do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), aparece tecnicamente empatado com o do influenciador Pablo Marçal (PRTB): Nunes pontuou 22%, enquanto Marçal, 23%.

Conforme divulgado pelo Metrópoles, o prefeito tem se colocado como possível sucessor de Tarcísio, despertando críticas mesmo entre os aliados. Nas eleições de 2024, ele enfrentou dificuldades para vencer Marçal na capital e contou com o apoio do governador para deixar o influenciador fora do segundo turno.

Na pesquisa Datafolha, foram ventilados outros nomes para substituir Tarcísio em São Paulo. O secretário de Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), foi escolhido por 10% dos entrevistados.

Na sequência surge o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e o ex-ministro de Bolsonaro Ricardo Salles, que pontuaram 7%. Nessa quinta-feira (10/5), Manga foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga um esquema de corrupção na secretaria municipal de saúde.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), ficou com 6% no levantamento e o presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado (PL), com 3%. Dos entrevistados, 12% não escolheram nenhuma das opções e 11% não souberam responder.

 

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H