São Paulo — A Defesa Civil do estado emitiu uma alerta para chuvas de forte intensidade no estado a partir desta quinta-feira (3/4) até o próximo sábado (5/4) e definiu a montagem de um gabinete de crise para atuar em caso dos possíveis temporais em São Paulo.
De acordo com o órgão, os modelos meteorológicos apontam para a formação e atuação de uma frente fria deve favorecer a ocorrência de temporais na faixa leste do estado, atingindo principalmente as regiões da Grande São Paulo, litoral norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas e Itapeva.
Por isso, acrescenta a Defesa Civil, a população deve ficar atenta aos riscos e seguir as recomendações de segurança — o volume alto de chuvas pode gerar alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos, especialmente em áreas de risco.

Árvore derrubada pelo vento durante temporal na Vila Mariana, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Chuvas causam problemas em São Paulo
Bruno Ribeiro/Metrópoles
Chuvas causaram estragos em posto de gasolina
Reprodução
Chuvas causam problemas em São Paulo
Bruno Ribeiro/Metrópoles
Raposo Tavares ficou travada após a queda de uma árvore
CCR ViaOeste
Árvore cai em cima de ônibus na Estrada do M’Boi Mirim
Reprodução/Redes sociais
Árvore caída na Anchieta
Ecovias
Temporal causou queda de árvores em diversos pontos da capital
William Cardoso/Metrópoles
Gabinete de crise
Devido à previsão meteorológica, a Defesa Civil irá montar o gabinete de crise, a partir das 14h desta quinta, com a participação de representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos. O objetivo é monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.
O gabinete deve permanecer mobilizado no Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE/SP) até domingo (6/4).
Recomendações
Em nota à imprensa, a Defesa Civil reforçou a importância da adoção de medidas preventivas. Entre as recomendações, os técnicos ressaltam que a população deve evitar transitar por áreas alagadas ou próximas a córregos e rios durante a chuva intensa, não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em caso de ventos fortes, manter distância de janelas e objetos que possam se desprender.
Já os moradores de áreas de risco devem ficar atentos a sinais como: rachaduras no solo, inclinação de árvores e postes, e procurar abrigo seguro caso percebam indícios de deslizamento.
Além disso, é essencial acompanhar os alertas — cell brodcasts, ou, alertas severos por mensagens via celular — e recomendações da Defesa Civil por meio dos canais oficiais para minimizar impactos e garantir a segurança de todos.