Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Deputado da BA pede impeachment por fala sobre bolsonaristas “para vala“

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL-BA) protocolou um pedido de impeachment contra o governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), por sugerir que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus eleitores fossem levados “para a vala”.

Durante um discurso no município de João Dourado, na última sexta-feira (2), Jerônimo criticou Bolsonaro por não ter atendido “nenhum governador que votou contra ele” durante seu mandato e por sua atuação no período da pandemia da Covid-19.

“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia, sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta! Fazia no pacote. Bota uma ‘enchedeira’. Sabe o que é uma ‘enchedeira’? Uma retroescavadeira, bota e leva tudo para a vala”, disse o governador.

Na ação, Leandro de Jesus afirmou que a declaração “transcende os limites do discurso político legítimo, configurando uma exortação à violência e ao extermínio de milhões de cidadãos brasileiros que, no exercício de seu direito democrático, optaram por determinado candidato nas eleições presidenciais”.

“A metáfora empregada, que evoca o uso de uma ‘retroescavadeira’ para conduzir opositores e eleitores a uma ‘vala’, remete a práticas de genocídio e violação em massa dos direitos humanos, sendo absolutamente incompatível com os postulados do Estado Democrático de Direito”, acrescentou.

O deputado baseou-se no artigo 7º da Lei do Impeachment (Lei nº 1.079/1950), que define os crimes de responsabilidade contra o livre exercício dos direitos políticos.

“A conduta do Governador Jerônimo Rodrigues configura crimes de responsabilidade, nos termos da Constituição do Estado da Bahia e da Lei nº 1.079/1950, que disciplina a responsabilidade de governadores por atos atentatórios à ordem constitucional e democrática”, diz trecho do pedido de impeachment.

“A exortação do Governador à violência contra eleitores configura uma ameaça direta ao exercício dos direitos políticos, violando a liberdade de expressão política e o direito ao voto, garantidos pelo artigo 5º, inciso VIII, da Constituição Federal, e pelo artigo 10 da Constituição do Estado da Bahia”, prossegue.

Para Leandro, a fala do governador configura ameaça, “pois cria um ambiente de intimidação e hostilidade contra uma parcela da população, em razão de seu voto em pleito anterior”.

Nesta segunda-feira (5), Jerônimo foi questionado por jornalistas sobre a repercussão do assunto e disse que a fala foi “descontextualizada”.

“Se o termo ‘vala’ foi pejorativo, o governador tem toda humildade para dizer: desculpem pelo termo, mas não houve a intenção nenhuma de desejar a morte de ninguém, nem de querer matar ninguém. Isso está longe da minha atitude, da minha e do meu grupo. Então se alguém se utilizou disso para querer colocar, em minha boca, palavra de ira, de revolta, não vai conseguir porque eu tenho a plena certeza e clareza da minha responsabilidade. A palavra de um governador pesa, por isso que eu estou dizendo do termo pejorativo da força da expressão”, afirmou o petista.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H