Um deputado do Distrito Federal protocolou, na Câmara Legislativa (CLDF), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para conceder ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o título de cidadão honorário de Brasília.
Segundo o texto da proposta, de autoria do distrital Joaquim Roriz (PL), o PDL visa homenagear a “trajetória” de Trump “em defesa dos valores conservadores e, por conseguinte, em defesa da sociedade brasiliense”.
“Bilionário, apresentador de televisão, empresário do ramo hoteleiro e imobiliário, Donald Trump foi eleito em 2016 para ser o 45º Presidente dos Estados Unidos. Por 4 anos, combateu a ideologia de gênero e defendeu os valores cristãos, comandando a maior democracia do planeta, sempre respeitando a liberdade de expressão”, disse Joaquim.
“Em 2024, foi novamente eleito presidente, dessa vez com uma votação consagradora, tanto no colégio eleitoral quanto no voto popular. Trump é a principal voz do conservadorismo de valores na política internacional. Sua firme atuação em favor da família e dos valores cristãos, opondo-se fortemente à agenda woke, representa um baluarte para todos os que defendem esses valores”, destacou o distrital.
Conforme justificou o parlamentar, conceder o título a Trump é “reconhecer a atuação” do político “em favor dos valores tradicionais da família e do cristianismo”.
“[Trump] tem o mais profundo respeito e a mais profunda admiração de todos os brasilienses que acreditam nesses mesmos valores. E, repito, essa é a grande maioria da população de nossa cidade. […] Portanto, nada mais justo do que conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao senhor Donald John Trump”, pontuou Joaquim.
O projeto ainda será analisado pelas comissões e plenário da Casa legislativa.