Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Deputados pedem fim da escala 6×1 em bloco no centro de São Paulo

Os deputados federais Guilherme Boulos (PSOL-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) pediram o fim da escala de trabalho 6×1 enquanto participavam do bloco “Agora Vai”, na região central da capital paulista, na terça-feira (4).

Nas redes sociais, os parlamentares publicaram vídeos da folia. Orlando Silva, inclusive, trouxe um estandarte com os dizeres “Fim da Escala 6×1”.

“Tem samba, tem política e tem amor! Carnaval é tempo de festa, mas também de ocupar as ruas com alegria e consciência! Estive com meu amor @fernandapsol celebrando o @blocoagoravai”, escreveu o deputado.

No ano passado, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) começou a colher assinaturas para protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1. O texto, que sugere a redução da jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais, em quatro dias por semana, foi protocolado no último dia 25.

A proposta tem a adesão de 226 deputados. A maior parte das assinaturas é de deputados do PT e do PSOL, mas o texto também tem apoio de congressistas do Republicanos, do União Brasl, do MDB e do PL. Para que o texto fosse protocolado, eram necessárias 171 assinaturas.

Para começar a tramitar, a PEC precisa de um despacho do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que deve encaminhar o texto para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Casa.

Depois de passar pela CCJ, o texto ainda precisará ser analisado por uma comissão especial antes de ser votado em dois turnos pelo plenário. Em coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara, a deputada Erika Hilton afirmou que a PEC estava consolidada desde o ano passado.

“Tínhamos uma estratégia e uma interpretação de que, dada à presidência da CCJ no ano passado, o protocolo deste texto seria algo muito ruim, poderia ter sido usado na CCJ para ser derrubado, desmontado”, afirmou Erika. Durante a coletiva, ela esteve acompanhada de representantes do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e de deputados do PSOL e da base governista.

O que diz a PEC?

O documento proposto por Erika Hilton dá nova redação ao inciso XIII, do artigo 7º da Constituição Federal, para dispor sobre a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil.

  • Art. 7º, inciso XIII: “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e trinta e seis horas semanais, com jornada de trabalho de quatro dias por semana, facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.

No segundo artigo do documento, a parlamentar propõe que a emenda constitucional entre em vigor 360 dias após a data da publicação.

Justificativa

Ainda no texto, Hilton argumenta que a “proposta à Constituição Federal reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”.

“A medida proposta nesta Lei alinha-se aos princípios de justiça social e desenvolvimento sustentável, buscando um equilíbrio entre as necessidades econômicas das empresas e o direito dos trabalhadores a uma vida digna e a condições de trabalho que favoreçam sua saúde e bem-estar”, acrescenta a deputada.

(Com informações de Leticia Martins e Rebeca Borges, da CNN em São Paulo e em Brasília)



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H