São Paulo – Presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) anunciou nesta terça-feira (1/4) que o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, irá se filiar ao partido. Essa é a segunda passagem de Derrite pelo PP. Em 2018, ele foi eleito deputado federal pelo Partido Progressista e, em 2022, se filiou ao PL, por onde foi reeleito.
Hoje é dia de muita alegria para mim e para toda a família Progressistas. @derritesp vai voltar para nossa casa. Sou imensamente grato aos amigos @costanetopl @jairbolsonaro pelo ato de grandeza e generosidade ao liberarem o retorno do nosso querido Derrite ao Progressistas.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) April 1, 2025
Nos bastidores, a ida de Derrite ao PP já era dada como certa. Ciro Nogueira tem dito a aliados que projeta o secretário da Segurança Pública como candidato ao governo estadual, caso Tarcísio de Freitas (Republicanos) concorra ao Planalto. Se o governador de São Paulo tentar a reeleição, Nogueira gostaria que Derrite disputasse uma cadeira no Senado.
Leia também
-
São Paulo
Amigo de Derrite é dispensado de cargo em órgão de inteligência da SSP
-
São Paulo
MPSP arquiva ação contra Derrite por uso de helicóptero e hangar da PM
-
São Paulo
Na Alesp, Derrite critica “fala absurda” de Lewandowski. Veja vídeo
-
São Paulo
“Liguei pro Derrite”: quem é o engenheiro que ganhou contratos da SSP
Em fevereiro deste ano, um levantamento de intenção de votos do instituto Paraná Pesquisas mostrou Eduardo Bolsonaro (PL) e Guilherme Derrite como os nomes favoritos às vagas paulistas para o Senado em 2026. Na sondagem, o filho “zero três” do ex-presidente Jair Bolsonaro aparece com 33,1%, e Guilherme Derrite teve 17,6% da intenção de votos.
Nas redes sociais, Nogueira agradeceu aos caciques do PL, Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro, por terem autorizado o retorno de Derrite ao PP. A liberação do secretário de Tarcísio para “voltar para casa”, foi visto pelo presidente do Progressistas como um “ato de grandeza e generosidade” dos líderes do Partido Liberal.