Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Dia Mundial da Voz: 6 sintomas vocais que podem indicar doenças graves

O Dia Mundial da Voz é celebrado nesta quarta-feira (16) como parte da campanha Semana da Voz, promovida pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). A iniciativa pretende conscientizar sobre os cuidados necessários com a saúde vocal para prevenir doenças graves, como câncer de laringe e de cabeça e pescoço.

“Ações como essas são importantes porque o Brasil tem uma moralidade alta de câncer de laringe. Isso acontece porque, muitas vezes, o paciente chega para o diagnóstico em fases mais tardias. No Brasil, a mortalidade chega em torno de 67%, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, essa taxa é de 31%”, afirma Adriana Hachiya, membro da ABORL-CCF e presidente da ABVL, à CNN.

Entretanto, quando diagnosticados precocemente, os tumores glóticos têm uma chance de cura maior que 90%, segundo a especialista.

Sinais de alerta na voz que podem indicar problemas de saúde

Muitos sintomas relacionados à voz, como rouquidão e pigarro, podem estar associados a problemas menos graves de saúde, como resfriado e gripe, ou, até mesmo, o uso excessivo das cordas vocais. No entanto, quando esses sintomas persistem por mais de 15 dias, é necessário buscar consulta médica para investigar a causa, de acordo com Hachiya.

“Falhas na voz e mudança na qualidade vocal significam, na maioria das vezes, algum problema comum, como um quadro de resfriado”, explica a otorrinolaringologista. “Nesse tipo de inflamação, a rouquidão passa na maioria das vezes. É o que chamamos de quadro autolimitado. Se o quadro passa de um período de 15 dias, ou seja, se ele está acontecendo de forma persistente, o ideal é que a laringe seja examinada para descartar doenças mais graves”, completa.

Segundo a especialista, os sinais de alerta incluem:

  1. Rouquidão;
  2. Pigarro persistente;
  3. Nódulo na garganta;
  4. Dor de garganta constante;
  5. Alteração na qualidade vocal (como voz mais abafada);
  6. Dificuldade para engolir.

De acordo com Hachiya, esses sinais, quando persistentes, podem estar relacionados a tumores na região da laringe, faringe, garganta, língua, amígdalas, cabeça e pescoço.

“Todos esses sinais são sinais de alerta. Às vezes, o paciente não vem com uma queixa de rouquidão persistente, mas, às vezes, ele tem dor de garganta que pode irradiar para o ouvido, por exemplo. Isso é um sinal de câncer de laringe ou câncer de garganta, e o diagnóstico precoce envolve um tratamento menos mutilante, com menos morbidade e uma chance maior de cura”, afirma.

Veja principais cuidados com a saúde vocal

Os cuidados diários, como a hidratação adequada, a alimentação balanceada e o uso consciente da voz, são fundamentais para evitar lesões nas pregas vocais. São eles:

  • Hidratação constante: beber água ao longo do dia ajuda a manter as pregas vocais lubrificadas;
  • Evitar abuso vocal: gritar, falar alto por muito tempo ou forçar a voz podem causar lesões;
  • Não fumar e moderar o álcool: ambos são fatores de risco para doenças da laringe;
  • Cuidar da alimentação: evitar alimentos que aumentam o refluxo gástrico, que pode afetar a laringe. É o caso da cafeína e de alimentos gordurosos.

Conheça as doenças que podem ser diagnosticadas pela boca

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H