Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Dino intima governo a explicar emendas Pix para eventos e ao programa Perse

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o governo federal a explicar a destinação de emendas de transferência especial para o setor de eventos e ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o Perse.

Esses recursos são conhecidos popularmente como “emendas Pix”, devido à sua natureza direta e rápida de transferência de recursos, sem a necessidade de o parlamentar indicar o destino do dinheiro. Numa decisão anterior, Dino já havia determinado a apresentação de um plano de trabalho para o uso dessa modalidade específica de emenda.

A decisão de quinta-feira (20) cita os ministérios da Fazenda e do Turismo, além da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), do Palácio do Planalto, para que as pastas deem “transparência e rastreabilidade” às emendas parlamentares destinadas ao setor de eventos, contemplados ou não no Perse.

Dino determina que os ministérios informem de forma específica:

  • a existência de contas para receber os recursos;
  • se é possível rastrear a emenda até o pagamento aos beneficiários; e
  • se os eventos escolhidos estão de acordo com o Perse.

O ministro do STF é relator de uma dezena de ações que tramitam na Corte que discutem regras de transparência para o pagamento de emendas parlamentares.

O Perse foi criado em 2021, durante a pandemia de coronavírus, para auxiliar as empresas do setor de eventos prejudicadas pela onda da doença.

No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que restringe o alcance do programa e prevê o fim do benefício em 2026.

Emendas para a saúde

Dino ainda determinou, na mesma decisão, que estados e municípios regularizem, em 30 dias, as contas específicas para recebimento de emendas parlamentares destinadas para a área de saúde.

Além disso, o ministro pediu que o Ministério da Saúde apresente, em 15 dias, um plano com medidas e fluxos de emendas parlamentares.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H