Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Diretor da Abin vai ao Congresso e tenta acalmar Comissão de Inteligência

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, procurou o presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional, deputado Filipe Barros (PL-PR).

Segundo fontes ouvidas pela CNN, o diretor se colocou à disposição para esclarecer, pessoalmente, as dúvidas dos parlamentares sobre as denúncias de que a agência teria espionado o Paraguai. Interlocutores relataram que a reunião, realizada a pedido de Corrêa, ocorreu a portas fechadas.

Na conversa, o diretor da Abin teria negado qualquer irregularidade no trabalho da agência e dito que irá comparecer ao colegiado caso seja o aprovado o requerimento de convite para audiência pública.

Dois requerimentos para que a CCAI tenha acesso a relatórios de inteligência sobre o caso de espionagem no Paraguai foram apresentados ao colegiado. A expectativa é que ambos sejam votados na reunião desta quarta-feira (9).

Desde a semana passada, a comissão está sob o comando do bolsonarista Filipe Barros. De acordo com interlocutores, o deputado tem dito que irá acompanhar de perto o trabalho de inteligência da agência e quer esclarecer detalhadamente a informação, divulgada pelo portal Uol, de que houve espionagem brasileira ao Paraguai.

A operação foi revelada durante o depoimento de um servidor da Abin à Polícia Federal. Segundo ele, embora a espionagem tenha começado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ela teria continuado na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a anuência da direção de Luiz Fernando Corrêa.

Na ocasião, o funcionário afirmou que houve tentativa de invasão a computadores, por parte do governo brasileiro, para a obtenção de informações sigilosas ligadas à negociação de tarifas da Usina de Itaipu.

Fontes da Abin afirmaram que o Brasil teria apenas respondido à espionagem do Paraguai e que esse tipo de ação seria de praxe. Como a CNN mostrou, o caso com os paraguaios levou a Abin a pedir ao Congresso mudanças na legislação para dar mais respaldo às operações sigilosas e de inteligência a ser realizadas pela agência.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H