Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Diretor do MTE recebeu homenagem de entidade investigada por fraude no INSS

O diretor de Gestão de Pessoas do Ministério do Trabalho e Emprego, Jobson de Paiva Silveira Sales, foi homenageado pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer), em 2020, logo após a conclusão de um processo interno no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que permitiu a entidade a continuar fazendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

A placa dada em homenagem diz “a cada obstáculo superado, sua lembrança estará presente. Que as novas gerações tenham inspiração no seu talento, bom caráter e profissionalismo”.

Na época, Jobson era diretor de Atendimento no INSS. A Conafer é a entidade que mais aumentou o número de mensalidades descontadas de aposentados e pensionistas do INSS entre os anos de 2019 e 2024 — período que é investigado pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em razão de descontos indevidos.

A Conafer aumentou o valor descontado de aposentados em 57.000%, no período, segundo a CGU. O valor arrecadado pela entidade saiu de R$ 350 mil para R$ 202 milhões.

A Polícia Federal aponta em documentos da operação “Sem Desconto” que um assessor do presidente da Conafer é um dos operadores do esquema investigado por fazer a intermediação entre entidades e servidores do INSS.

Antes de Jobson receber a homenagem, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) da Conafer com o INSS estava suspenso após servidores da autarquia terem identificado um grande volume de fraudes.

Apesar disso, a diretoria comandada por ele reverteu a suspensão e a Conafer foi reabilitada a operar descontos. A CNN tenta contato com o servidor do Ministério do Trabalho.

Conafer

Apesar de citada na investigação da Polícia Federal e da CGU com parte do esquema que fraudava benefícios pagos pelo INSS, a Conafer não está no rol de entidades alvo da Advocacia-Geral da União (CGU) no processo que pede o bloqueio de recursos para ressarcir aposentados e pensionistas.

À CNN, a AGU informou que o recorte das 12 entidades objeto da ação cautelar de urgência ajuizada teve como base a apuração administrativa instaurada no último dia 5 de maio pelo INSS. E que em momento oportuno, ingressará com novas medidas judiciais cabíveis para a reparação de todo o dano sofrido pelos beneficiários da previdência social.

Em uma pequena amostra de casos analisados, a CGU percebeu que de 15 autorizações apresentadas pela Conafer, 14 indicam aposentados contribuintes estão “vinculados a sindicatos/associações localizados em municípios diferentes dos que residem, com distâncias que variam de 34 a 957 km.”

“Tal situação faz suspeitar que tais vinculações sejam fictícias, haja vista que seria pouco provável que os aposentados/pensionistas, todos idosos acima de 60 anos, fossem se deslocar para outra Unidade da Federação para se associar a um sindicato/associação distante, inclusive pela dificuldade de contar com a assistência dessas entidades quando precisassem”, diz a CGU.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H