Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Diverticulite: conheça causa, sintomas, tratamento e prevenção

A mulher do músico Arlindo Cruz, Babi Cruz, foi internada nesta segunda-feira (3) após receber o diagnóstico da doença de diverticulite, inflamação ou infecção dos divertículos que acomete principalmente pessoas acima dos 40 anos. Confira abaixo a causa, os sintomas, o tratamento e a prevenção desse problema de saúde.

“Então eu estou aqui internadinha, uma diverticulite me parou. Dói demais, dói muito e é um tratamento meio severo. Tem que ter antibiótico na veia por determinados dias e muito analgésico para poder aguentar a dor. Quem já passou por isso sabe”, explicou a empresária. Ela ainda disse que o pior da crise de diverticulite passou e que já está bem, medicada e assistida

O que é diverticulite

Diverticulite é a inflamação de bolsas irregulares e protuberantes na parede do intestino grosso, que são chamadas de divertículos. Estes, segundo a Mayo Clinic — organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos dos Estados Unidos — são comuns de aparecer especialmente após os 50 anos para mulheres, e 40 para homens.

Os divertículos geralmente ficam localizados na parte inferior do cólon. Na maior parte das vezes, podem manifestar nenhum problema.

Causas da diverticulite

Segundo a organização norte-americana, a inflamação nos divertículos pode acontecer por alguma doença bacteriana que atinge os divertículos ou dano aos tecidos dos mesmos.

Qual o diagnóstico da diverticulite

Tumografias (exame de imagem) e colonoscopia (avaliação do intestino grosso) são os métodos utilizados para descobrir a doença. Para eliminar outros problemas, pode-se fazer exames de sangue e fezes.

Quais os sintomas da diverticulite

A inflamação dos divertículos pode causar, principalmente, dor intensa, febre, náusea e alterações nos hábitos de evacuação.

Em relação a dor intensa, nota-se que acontece em região do abdômen, abaixo do peito. A dor geralmente é repentina e intensa. 

Outros sinais e sintomas de diverticulite podem incluir:

  • náusea;
  • febre;
  • sensibilidade no abdômen ao toque;
  • alterações nas fezes, incluindo diarreia ou constipação repentinas.

Quando é hora de consultar um médico

É necessário atendimento médico, sempre que houver dor abdominal constante e inexplicável, junto a febre e alterações significativas nas fezes.

Tratamento

Segundo o grupo médico Cleveland Clinic, dos Estados Unidos, quando apresentados sintomas leves, os pacientes podem ser tratadas com repouso, dietas líquidas (evitando alimentos sólidos) e antibióticos.

Já sintomas graves, devem ocasionar a hospitalização para tratamento com antibióticos administrados por via intravenosa e, ocasionalmente, cirurgia.

Prevenção

Ainda não há estudos com embasamento suficiente para definir uma prevenção da diverticulite. O ministério da Saúde recomenda, no entanto, consumir mais alimentos fibrosos, que melhoram a frequência de evacuação e evita, assim , formação de divertículos.

Alimentos como legumes, verduras e frutas são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e de vários compostos importantes. O consumo de água também deve ser constante.

Câncer de intestino cresce entre jovens no mundo, alerta estudo

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H