Dois homens foram autuados por soltar balões na Estrada da Colônia, zona sul de São Paulo, neste domingo (18/5). Segundo a Polícia Militar, foram aplicados dois Autos de Infração Ambiental, com valor total de R$ 20 mil de multa. O caso foi registrado no 49º Distrito Policial da capital.
A soltura de balões é proibida por lei, independente da intenção, devido ao alto risco de incêndios em áreas de mata, residências e instalações elétricas. A prática também representa perigo ao tráfego aéreo.
As autoridades alertam que denúncias relacionadas a crimes ambientais podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181 ou pelo site da Polícia Ambiental.
Balão em condomínio
Na manhã deste domingo, um balão caiu dentro de um condomínio em Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Moradores registraram o fogo causado pelo acidente. Veja:
As chamas foram rapidamente controladas pelas equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, e ninguém se feriu. Os restos do balão foram apreendidos e encaminhados ao 1º Distrito Policial (DP) da cidade.
Leia também
-
São Paulo
Vídeo: balão cai em condomínio de Taubaté, no interior de SP
-
São Paulo
Vídeo: balão cai sobre residências em condomínio de Alphaville, em SP
-
São Paulo
Vídeo: balão com tamanho de prédio invade espaço aéreo de Congonhas
-
Brasil
Balão cai sobre casa e coloca fogo em festa de família no Paraná
Defesa Civil monitora balões no Vale do Paraíba
- De acordo com a Defesa Civil, ao menos quatro balões foram vistos no céu das cidades de Taubaté, Caçapava, Paraibuna e São Luiz do Paraitinga na manhã deste domingo (18/5).
- Os primeiros avistamentos ocorreram por volta das 9h.
- Além do balão que caiu em Taubaté, equipes de emergência monitoram os outros três que permaneciam no céu da região no início desta tarde.
- A ação ocorre em conjunto entre a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e Guardas Civis Municipais.






Moradores registraram momentos em que balão estava caindo em condomínio.
Imagem cedida por Defesa Civil de SP
Balão atingiu fiação elétrica do condomínio.
Imagem cedida por Defesa Civil de SP
Restos do balão ficaram presos nos fios.
Imagem cedida por Defesa Civil de SP
Acidente causou princípio de incêndio, mas chamas foram rapidamente controladas pelas equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Ninguém se feriu.
Reprodução/Imagem cedida por Defesa Civil de SP
Estragos causados pela queda do balão dentro de condomínio em Taubaté.
Imagem cedida por Defesa Civil de SP
Os restos do balão foram apreendidos e encaminhados ao 1º Distrito Policial (DP) da cidade.
Imagem cedida por Defesa Civil de SP
Soltar balão é crime. Pena pode chegar a 3 anos de prisão.
Imagem cedida por Defesa Civil de SP
Defesa Civil monitora mais três balões que sobrevoam o Vale do Paraíba, em SP.
Imagem cedida por Defesa Civil de SP
Outros registros
Além dos casos na capital e no Vale do Paraíba, a Defesa Civil informou que registrou acionamentos para atendimento de ocorrência de queda de balão nos municípios de Ilhabela, São José dos Campos, Santos e Cubatão.
Não houve registro de vítimas ou danos ambientais. Atuaram nas ocorrências, além do Corpo de Bombeiros, equipes do Policiamento de área e Policiamento Rodoviário.
Soltar balão é crime
A Defesa Civil alerta os riscos de soltar balão, prática tipificada como crime pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) e pelo Código Penal. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões pode render até três anos de prisão.
“Balões podem causar incêndios devastadores, derrubar redes elétricas, atingir casas e áreas florestais, colocando vidas em risco. Não existe balão inofensivo. O que sobe, pode cair — e causar uma tragédia”, destaca a Defesa Civil.