Nada de fantasias ou disfarces. O Volkswagen Tera foi revelado por completo em plena Marquês de Sapucaí, durante o Carnaval do Rio de Janeiro. Mais novo SUV compacto da Volks, é um projeto 100% brasileiro e estreará com 81% dos seus componentes feitos no Brasil.
O design é assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone, que trata o Tera como o início de uma nova fase no design da Volkswagen no Brasil, com linhas mais verticalizadas. Além disso, tem faróis de leds com assinatura bipartida e lanternas que mudam a iluminação ao pisar no freio.

As lanternas são interligadas por uma barra preta, que não é iluminada. Pouco abaixo estão barras refletivas que destacam a tal proposta vertical do design. A placa fica acomodada na base do para-choque traseiro que, assim como outros plásticos da carroceria, tem textura especial.
Fruto de quatro anos de trabalho, o Volkswagen Tera chama a atenção pela enorme grade dianteira que tem, inclusive, um formato completamente diferente. A borda da grade termina justamente na área que parte a assinatura de leds. As tomadas de ar laterais são funcionais.

Por dentro, o novo SUV mais barato da Volkswagen tem painel exclusivo, com plásticos com textura própria (não imitam couro), saídas de ar laterais poligonais, central multimídia VW Play Connect (a mesma do novo Nivus) destacada e uma área maior de vinil macio tanto no painel quanto nas portas. É o mais barato, mas parece melhor que Nivus e T-Cross.
Quais são os motores do VW Tera?

O novo SUV usará exatamente os mesmos motores do VW Polo, ou seja, terá versões de entrada com motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm, além de câmbio manual de cinco marchas. Além dele, haverá uma versão com motor 1.0 turbo (TSI) com 116 cv e 16,8 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. As versões mais caras combinarão o motor TSI com câmbio automático de seis marchas.
O VW Tera é maior que o Nivus e o T-Cross?

Não, o Tera será lançado para ser uma opção de SUV mais barato que os modelos da linha atual. Ele tem 2,56 m de entre-eixos, exatamente a mesma medida do Nivus e 9 cm a menos que o T-Cross, mas a capacidade do porta-malas é menor que os 415 L do Nivus. Além disso, o Tera é mais fraco: seu motor 1.0 turbo tem 116 cv contra os 128 cv dos outros SUVs.
Quanto vai custar o VW Tera?

A Volkswagen quer posicionar o Tera imediatamente acima das versões equivalentes do Polo, mas sem que alcance o VW Nivus Comfortline, que hoje custa R$ 143.490. Uma faixa de preço entre R$ 100.000 e R$ 140.000 para o VW Tera é bastante realista.
Quando o VW Tera será lançado?

Neste primeiro momento a Volkswagen apenas apresentou o Tera. O Carnaval serviu para mostrar o design do novo SUV e, também, para criar expectativa pelo carro. A produção em série do Tera começará até o final de março e o lançamento é esperado para acontecer entre maio e junho de 2025.