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Dream Life in Paris

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Ela tem Fiat Marea com orgulho e comanda e…

Ela aprendeu a dirigir na lama aos 12 anos, ganhou seu primeiro carro – um Nissan Pathfinder 1994 – com 19 anos, fez o marido trocar um Honda Civic 2001 por mais um Pathfinder 1998 e para completar é dona de um Fiat Marea Weekend 1998 2.0. 

Esta ficha corrida no mínimo incomum dá uma amostra das paixões da paulistana Dóriz Pinheiro Poka, 32 anos. A instrutora de pilotagem off-road admite não ser só apaixonada por trilhas, mas também por todo e qualquer 4×4 clássico, além de ter uma fixação em peruas – o que explica a aquisição do Marea Weekend. 

“Eu brinco que praticamente nasci em uma trilha off-road, pois com meses o meu pai já me levava pra lama. Ele tem uma oficina mecânica especializada em 4×4 e por isso essa minha paixão pelo 4×4 nasceu naturalmente”, conta Poka. 

Ela diz que só gosta de carro “fim de festa” e que, mesmo antes de comprar o primeiro carro, dirigia carros “diferenciados” como Gurgel BR 800 e até um Jeep Cherokee Boliviano, que não conseguiu regularizar para rodar no Brasil. 

A sua vida sempre esteve atrelada a esse mundo off-road e em 2014 foi trabalhar em uma produtora de eventos automotivos, na qual ficava apenas nas produções.

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Em 2020, Dóriz foi trabalhar junto com o seu pai na oficina e criou o “Passeio Poka Off-Road”, no qual organiza expedições 4×4. “Tive o prazer de levar meus clientes para o Atacama duas vezes e percorremos 8.000 km, foram viagens inesquecíveis e que pude fazer ao lado do meu pai, que já foi 11 vezes para o Atacama”, conta Poka.

POKA OFFROAD

Troca de carro (quase) todo ano

“O meu pai é o rei do rolo, então está sempre fazendo trocas de carros e sempre envolve o carro que eu estou também”, brinca Poka. Ela relembra que trocou um Land Rover Discovery 1 V8 que fazia 2,5 km/l por um Fiat Novo Uno 2018 que não tinha nem ar-condicionado ou direção hidráulica.

POKA OFFROAD

“Aguentei pouco tempo com o Uno, não só por ser pelado mas por ter um motor muito fraco, uma vez que você acostuma com V8 fica mais difícil.” Em seguida, ela teve Suzuki Grand Vitara, Jimny e outra Pathfinder, mas o carro que fez o olho da Poka brilhar foi um Mitsubishi Pajero TR4. 

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“Eu gostava tanto desse TR4 que acabei o destruindo de tanto ir pra trilha com ele, o motor já chegava a gastar 1 litro cada 70 km e eu ainda o colocava no alagamento. Quando Osasco, a minha cidade, alagava, eu saia de TR4 para resgatar as pessoas”, relembra.

POKA OFFROAD

Atualmente, Poka tem um Volkswagen Fusca verde 1300 L 1973 que foi batizado de Mike pelo seu filho Arthur de 8 anos. “Inclusive, meu filho nasceu de sete meses depois que eu fiz uma trilha em mata fechada grávida dele”, conta Poka.

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POKA OFFROAD

Além do Fusca, Poka tem hoje um Jimny 2012 que usa pra trilhas e o Marea Weekend. “Muita gente me chama na rua pra brincar que estou com uma bomba na mão, mas as pessoas  não tem ideia do conforto que o Marea me traz. Eu até agora só troquei a bomba de combustível e nada mais”, diz Poka que tem o sonho de trocar o Marea atual por outro equipado com motor 2.4 turbo e câmbio automático.

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Atualmente, Poka se dedica aos passeios particulares off-road e à instrução profissional para marcas. “Já fiz treinamento para Land Rover e participo do Jeep Nature, uma expedição oficial da marca”, conclui.

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