O deputado federal André Janones (Avante-MG) protagonizou uma confusão em um bar em Havana, capital de Cuba, na noite de quarta-feira (30/4). O episódio ocorreu no restaurante “La Vitrola”, na região de Havana Vieja.
Segundo relatos de testemunhas à coluna, Janones não tinha dinheiro suficiente para pagar a conta do que consumiu. O deputado havia pedido, por sugestão dos garçons, um tomahawk, um dos cortes mais nobres de carne.


O deputado André Janones em bar em Cuba
Imagem cedida à coluna Igor Gadelha
Janones se irritou com conta de bar em Havana, captal de Cuba
Imagem cedida à coluna Igor Gadelha
Deputado André Janones
Reprodução
Segundo o cardápio do restaurante, o prato custa 30 mil pesos cubanos. Na cotação oficial, o prato passaria dos R$ 7 mil.
Entretanto, turistas não costumam utilizar o câmbio oficial. Na cotação paralela, o prato custa em torno de 120 dólares, ou cerca de 650 reais.
Irritado com a situação, Janones começou a gritar xingamentos como “merda de país” e “porcaria de cidade”. O deputado, que estava acompanhado de uma moça, deixou o local e voltou minutos depois com o dinheiro para pagar a conta.
Leia também
-
Igor Gadelha
Ministro quer “aval” de Lula para tentar derrotar Tarcísio em SP
-
Igor Gadelha
Secom procurou autora da PEC da jornada 6×1 antes de pronunciamento
-
Igor Gadelha
Ciro Nogueira: Lula não tem que ter medo da federação
-
Igor Gadelha
O governador que Lula cogita levar para a China
Janones está em Cuba para participar das atividades do Dia Internacional do Trabalhador, em 1º de maio. Nas redes sociais, o parlamentar foi só elogios ao país. “O país onde o impossível se fez possível”, disse em um dos vídeos.
Outro lado
Em nota, Janones negou qualquer discussão com os funcionários do restaurante e dize que em “momento algum” tentou manchar a imagem do estabelecimento ou dos trabalhadores.
“Não houve qualquer tipo de discussão com funcionários do restaurante e em momento algum tentei manchar a imagem do estabelecimento ou dos trabalhadores do local. O que aconteceu é que tive que ir no hotel buscar dinheiro, uma vez que perdi o que havia levado e o restaurante não aceita cartão para pagamento. Fui ate o hotel, que fica ao lado, peguei o dinheiro e voltei para pagar a conta”, disse Janones.