Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Em meio à ameaça de greve, 3 consórcios devem disputar leilão da CPTM

São Paulo — As empresas interessadas em concorrer ao leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) têm de entregar as propostas na B3, a bolsa de valores de São Paulo, entre 10h e 11h desta terça-feira (25/3). Empresas chinesas, europeias e brasileiras devem disputar o certame, marcado para a próxima sexta-feira (28/3), que irá definir a concessão do Lote Alto Tietê.

Em assembleia na quinta-feira passada (20/3), funcionários da estatal aprovaram greve para a quarta-feira (26/3) para protestar contra a privatização. Apesar da resistência, o governo de Tarcísio de Freitas afirma que o calendário previsto não sofrerá alterações. A movimentação dos ferroviários, que devem fazer um protesto em frente à B3, também não deve alterar a disputa de empresas que se organizam em três consórcios para concorrer à compra das linhas ferroviárias.

O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, responsável pela operação do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas, deve concorrer ao leilão. O consórcio é formado pelo grupo Comporte, holding brasileira formada pelo empresário Nenê Constantino, e a CRRC, estatal chinesa com sede em Pequim, que é uma das maiores fornecedoras de material rodante ferroviário. A CCR, que domina as concessões rodoviárias de São Paulo, também pode se unir ao consórcio para disputar as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

Empresas da Europa também têm demonstrado interesse no leilão. Um consórcio composto por três empresas europeias deve entrar na disputa. A italiana Webuild e as francesas Sacyr e Keolis devem se unir para apresentar uma proposta para a concessão das três linhas da CPTM.

Outra francesa também abriu conversas com a gestão Tarcísio. Trata-se da Transdev, empresa de mobilidade com forte influência em Portugal. Na agenda do secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, consta uma reunião de integrantes da empresa e do banco BTG no dia 22 de novembro do ano passado.

O leilão do Lote Alto Tietê, que prevê a concessão das três linhas, compreende 124 km de ferrovias por 25 anos. O projeto também prevê a construção de dez novas estações, das quais oito serão de responsabilidade da concessionária e duas da CPTM.

Greve na CPTM

A primeira mobilização dos ferroviários que tentam barrar a venda das três linhas será em frente à sede da bolsa de valores nesta terça-feira (25/3). A paralisação, prevista para quarta-feira (26/3), deve afetar 830 mil passageiros por dia, conforme levantamento com base em dados da CPTM. Os grevistas não determinaram uma data para o fim dos protestos.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H