O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), discursou na terça-feira (13) a executivos em Nova York, nos Estados Unidos, sobre a construção do que classificou como “projeto de Brasil”. O chefe do Executivo paulista participa nesta semana de uma série de reuniões com investidores estrangeiros na cidade americana.
“Nós não precisamos de pessoas. Nós precisamos de um projeto. Nós precisamos organizar essa energia que nós temos aqui, esse setor que faz a diferença para que a gente possa construir um projeto de Brasil”, defendeu Tarcísio, segundo relato do jornal O Estado de S. Paulo.
Publicamente, Tarcísio tem negado a intenção de disputar a Presidência da República no próximo ano e se diz concentrado na reeleição ao governo estadual. Na segunda-feira (12), durante o evento Diálogos Esfera, o governador foi questionado por jornalistas em Nova York sobre o pleito de 2026, mas foi evasivo: “A gente não tem de falar em eleição agora, tem de falar em entrega”.
“Temos que discutir projeto de Brasil. Está muito cedo. Falta um ano e pouco para eleição, nós temos que pensar agora em entregar resultado”, acrescentou na ocasião.
Durante ato em apoio a Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, em março, Tarcísio afirmou que o ex-presidente é seu candidato ao Planalto, mesmo este estando inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No entanto, como mostrou a CNN, o governo Lula vê com desconfiança discursos e manifestações recentes de Tarcísio. A análise feita é que ele tem procurado se cacifar para a disputa presidencial que se aproxima.