Depois de levar os brasilienses para o México, Havaí, Marrocos e China sem precisar sair da capital federal, chegou a vez do Na Praia fazer o público viajar pelos paraísos da Itália. O país europeu é o tema da edição 2025 do festival, que une música, gastronomia, cultura e sustentabilidade. Na noite dessa segunda-feira (16/6), a Embaixada da Itália ofereceu uma calorosa recepção para celebrar a parceria com o Grupo R2, produtora do evento.
O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, fez as honras da casa. Ele recepcionou calorosamente os sócios da R2, além dos colaboradores da produtora e convidados. Autoridades estiveram presentes na ocasião, a exemplo do secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto; do secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes; do secretário de Segurança Pública do DF; e do secretário-executivo de Relações Internacionais do DF, Paulo César Chaves.
À coluna Claudia Meireles, o embaixador salientou que fazer parte dos preparativos da edição 2025 do Na Praia é “como organizar as Olimpíadas”: “Para mim, é muito importante essa parceria”. Alessandro Cortese aproveitou para convidar a todos para o evento, que evidenciará alguns aspectos já famosos e outros não tão conhecidos da nação europeia. “Uma ocasião única para ver a Itália”, mencionou.
“Amizade profunda”
Em discurso, o embaixador definiu o Na Praia como “o evento cultural anual mais aguardado por todos em Brasília”. “Estou muito orgulhoso porque a Itália é o tema do evento. Com a nossa parceria, temos o objetivo de trazer um pedacinho da verdadeira Itália para Brasília”, frisou Alessandro.
“Itália e Brasil, como vocês sabem, são países unidos por uma amizade profunda, reforçada pela presença de mais de 32 milhões de ítalo-descendentes e quase 1 milhão de cidadãos italianos residente no Brasil. Entre eles, o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, que hoje é o italiano mais famoso do Brasil”, continuou o embaixador.
Segundo Alessandro Cortese, a embaixada tem como “compromisso promover e valorizar o lado mais genuíno da Itália”, e o evento como um todo corrobora com essa missão. “Quando a equipe do Na Praia nos propôs dedicar esta edição do festival ao nosso país, abraçamos com entusiasmo, desde o início, essa oportunidade”, analisou.
Imersão cultural
Sócio da R2, Bruno Sartório recordou da trajetória do evento, que celebra uma década neste ano. “O festival nasceu com a ideia de passarmos uma verdade que aflora em todo o brasiliense: ‘Brasília é perfeita e só faltava uma praia’. Nos dois primeiros anos, falamos de praias brasileiras e, depois, enxergamos a oportunidade de poder transportar o público para outras realidades, que seriam outros países.”
Na avaliação do executivo da produtora, a população dos dois países tem muito em comum, inclusive Bruno e integrantes da R2 viajaram para a nação europeia para uma visita técnica e de curadoria. Por lá, eles vivenciaram uma “imersão cultural” na gastronomia, arte, design, música e, sobretudo, “no estilo de vida do italiano.”
“Esse jeito tão expansivo do italiano, que o brasileiro também tem, acredito que é uma herança que não se pode negar da Itália. Quero agradecer e dizer que esses momentos culturais que R2 promove fazem parte do dia a dia do ser vivo. A cultura faz parte do alimento da alma”, detalhou Bruno Sartório.
Laços firmes
Representante da Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit) no Brasil, Bárbara Oristanio foi quem organizou a viagem dos membros do Na Praia ao país europeu. “Foi uma experiência muito importante, acredito que para reforçar os laços e começar a criar uma conexão maior também com Brasília, não só com o Brasil, no específico Brasília”, garantiu a executiva em conversa com a coluna Claudia Meireles.
“A experiência foi maravilhosa, e o projeto da R2 é um projeto fantástico. Eu abracei desde o princípio, acompanhei e pude ver de perto. Não vejo a hora de ver como vai ser o festival, agências da Itália também. Parceiros virão ao Brasil para ver de perto como ficou, para continuar consolidando essa troca entre Itália e Brasil”, revelou Bárbara Oristanio.
Bruno Sartório declarou sobre toda a Embaixada da Itália ter se engajado “muito” no planejamento do Na Praia 2025. “Nós estamos há dois anos em tratativas, desde a edição de 2023”, confessou. Ele acrescentou: “O evento vai ser incrível, pois é um trabalho muito bem feito. Foi desenvolvido com total paciência e calma. Para a nossa empresa, a R2, é um orgulho ter essa proximidade e as portas abertas aqui na embaixada.”
Veja momentos do evento no vídeo abaixo:
Confira como foi a celebração pelas fotos de Gustavo Lucena:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.