Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Empregado de restaurante no RJ relatou que era ameaçado com “chibatas”

A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou quatro pessoas por exploração de trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em dois restaurantes na cidade de Teresópolis (RJ). Segundo o Ministério Público Federal (MPF), um dos empregados chegou a relatar que os patrões utilizavam “chibatas” e objetos arremessados para intimidar.

A denúncia, apresentada em 2014, ainda aponta que os funcionários tinham a alimentação feita com reaproveitamento de sobras dos clientes dos estabelecimentos. Além disso, eles eram obrigados a viver em locais insalubres e superlotados.

Os acusados impunham servidão por dívida ao descontarem de forma abusiva os valores referentes a passagens, uniformes e objetos quebrados, impedindo os trabalhadores de acumular recursos para retornarem a seus locais de origem. Uma das vítimas, por exemplo, só recebeu salário após três meses, já com descontos indevidos.

A acusação ainda descreve que os empregados eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho excessivas, de 14 a 15 horas por dia, sem o devido pagamento de horas extras ou adicionais noturnos.

No final do mês passado, a Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou quatro pessoas por participarem de esquema de exploração de trabalhadores. Cada um dos condenados foi sentenciado a cinco anos de reclusão e 16 dias-multa. Eles poderão recorrer em liberdade.

A sentença reconheceu a prática de todas as formas previstas no crime de redução à condição análoga à de escravo. O delito foi qualificado como crime continuado, agravando a pena dos réus.

A substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos foi considerada incabível. Além disso, a fixação de valor mínimo para reparação por danos morais coletivos foi remetida ao juízo cível para análise. Os condenados são proprietários e gerentes dos restaurantes.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H