Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Empresa punida por fraudar pregão da CLDF reverte decisão na Justiça

A empresa Poli Engenharia LTDA, acusada de fraudar licitação com a Câmara Legislativa (CLDF), conseguiu reverter na Justiça as punições determinadas a ela pelo órgão do Poder Legislativo local. Em 28 de abril, devido a uma suposta trapaça, a companhia havia sido multada em R$ 244 mil e proibida de licitar com o Governo do DF por 16 meses.

Conforme consta no Diário da CLDF, a Poli participou de um pregão do órgão, com valor estimado em R$ 2.332 milhões, para prestação de serviço de manutenção predial anual da própria CLDF.

Durante as fases do pregão, segundo a Casa legislativa, a empresa se descreveu de maneira enganosa como de pequeno porte. Ao verificar a idoneidade dos documentos, servidores identificaram a fraude. Segundo constatado, a Poli Engenharia trata-se de uma empresa de grande porte.

Após ser penalizada, a companhia procurou o Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) pedindo a impugnação da decisão da Câmara Legislativa. No pedido, acatado por um desembargador, a empresa contou que o erro decorreu de um funcionário que não recebeu “orientação da contabilidade” e informou de maneira “errônea” a situação da empresa no certame.

A Poli Engenharia disse, ainda, que não prejudicou as fases da licitação e declarou que o valor da multa impactaria “negativamente o desenvolvimento das atividades” da empresa, bem como seus compromissos “financeiros e trabalhistas”.

Na decisão que favoreceu a companhia, a Justiça do DF mencionou que as sanções impostas pela CLDF não ” se adequam aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade”.

“Ante o exposto, antecipo a tutela recursal para suspender a exigibilidade da multa e da penalidade imposta”, disse, na decisão, o desembargador Fabrício Bezerra, responsável pelo caso.

Segundo o advogado Huilder magno de Souza, defensor da Poli Engenharia, a decisão suspende temporariamente a penalidade contra a empresa até que o mérito do processo seja julgado. “A empresa, então, poderá continuar trabalhando e participando de licitações”, explicou.

Ao Metrópoles, a Câmara Legislativa informou que “em decorrência da liminar deferida pela Justiça, a CLDF suspendeu a exigibilidade da multa e da penalidade impostas à empresa Poli Engenharia LTDA, bem como prestará as informações solicitadas pelo desembargador relator do caso”.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H