Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Entenda julgamento do STF sobre leis municipais contra linguagem neutra

No plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa, a partir desta sexta-feira (11), casos de linguagem neutra em dois municípios brasileiros.

As ações, que têm como relator o ministro André Mendonça, pedem para cancelar leis municipais que proíbem o uso e o ensino de linguagem neutra em centros de ensino tanto na rede pública quanto na privada.

Mendonça foi o primeiro a votar e em ambos processos o ministro se colocou a favor de derrubar as leis.

Dessa forma, o relator se manifestou pela permissão da linguagem neutra nas escolas e propôs uma tese para tornar inconstitucional leis municipais ou estaduais que tratem sobre a língua portuguesa, sob o argumento de que essa responsabilidade cabe ao governo federal.

Ainda faltam os votos dos outros 10 ministros da Corte. Eles têm até o dia 24, por conta do feriado de Páscoa, para depositar suas manifestações.

O STF tem julgado vários casos semelhantes de tentativas de proibição da linguagem neutra. Na maioria deles, a Corte tem fixado entendimento semelhante ao de Mendonça. Uma tese já estabelecida facilitaria a resolução desses processos.

O que é linguagem neutra?

A linguagem neutra é uma “tentativa de uso inclusivo” da Língua Portuguesa, conforme explicou o linguista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Schwindt.

À CNN, ele argumentou que toda linguagem é “impregnada de crenças, história pessoal e até estratificação social”.

Segundo o especialista, algumas das estratégias se aplicam somente à escrita, como o uso de “x” ou “@” em vez das vogais.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H