Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Entenda por que O Maior São João do Cerrado não será em Ceilândia

Realizado tradicionalmente em Ceilândia, O Maior São João do Cerrado teve uma mudança significativa neste ano. Na última semana, a idealizadora do evento, Edilane Oliveira, anunciou que a edição de 2025 será realizada no Plano Piloto, especificamente na Esplanada dos Ministérios.

A novidade não agradou a população, já que o São João do Cerrado faz parte da identidade cultural de Ceilândia e sempre foi realizado na cidade.

Edilane, no entanto, justificou que a decisão foi tomada por falta de espaço para fazer a festa na cidade. Segundo ela, o terreno onde costumava acontecer o evento foi vendido e está em obras.

“Comuniquei a Administração de Ceilândia que a gente infelizmente não acharia um lugar do mesmo tamanho para poder realizar o evento. Isso foi buscado, conversado e, realmente, depois de muitas tratativas, tomamos a decisão [de mudar para o Plano]”, explicou ao Metrópoles.

1 de 5

São João do Cerrado

2 de 5

São João do Cerrado

Divulgação

3 de 5

São João do Cerrado

Divulgação

4 de 5

São João do Cerrado

Divulgação

5 de 5

São João do Cerrado

Divulgação

A organizadora relembrou que as primeiras edições do São João foram realizadas no antigo Ceilambódromo, que foi fechado permanentemente para dar lugar à UPA. Depois, o evento passou a ser ao lado do Abadião, onde foi feito até ano passado.

“Fomos surpreendidos com a construção da UPA em 2013. Em 2014, a gente fez uma negociação com a Secretaria de Saúde para permanecer no local, porque ainda não tinha uma estrutura em outro lugar para poder receber o São João. A alternativa de 2015 foi levar para o lado do Abadião, aonde ele aconteceu até o ano passado.”

Entretanto, Edilane sabia que o novo espaço seria provisório, já que a área pertence à Terracap e alguns dos terrenos já haviam sido negociados: “A gente sabia que ia ser difícil, mas levantamos todas as questões do terreno e fizemos obras para poder receber o projeto”.

Existe outro espaço para fazer a festa em Ceilândia?

Edilane Oliveira explicou que houveram conversas sobre levar o São João para outros locais, como Taguatinga e Samambaia. “Não foi muito a minha vontade. Eu queria permanecer na cidade (Ceilândia), mas infelizmente não tem como. Então tomei a decisão de ir para um lugar democrático, a gente sabe que a Esplanada é um lugar que recebe eventos e vai abraçar toda a população.”

Ela também reforçou que teve diversas discussões com a Administração de Ceilândia e com o governador do Distrito Federal, mas não encontraram um local apropriado.

Próximas edições

De acordo com Edilane, O Maior São João do Cerrado ocorrerá no Plano Piloto somente neste ano. Nas próximas edições, a expectativa é que o evento volte a ser feito em Ceilândia.

“Hoje, uma das nossas alternativas está sendo uma região do lado da Universidade de Brasília (UnB), que abrange, no caso, três cidades: Taguatinga, Samambaia e Ceilândia. É uma área bem bacana e o governo está correndo atrás para ver se a gente consegue”, explicou. Apesar disso, a área precisaria ser preparada e reformada para receber o público.

Edilane também destacou que não está feliz em sair da cidade. “Se você me perguntar: ‘Está feliz em sair?’ Não, não estou feliz. A gente está falando de um projeto que tem 17 anos e nesse ano faz 18. Então estamos pensando assim: ‘Fizemos 18 anos, estamos saindo de casa’”, relatou.

Ela acrescentou que o projeto foi pensado para ocorrer em Ceilândia. “É uma cidade nordestina, uma cidade que pulsa o Nordeste. É o melhor lugar para ele ficar, mas é assim… a infraestrutura para o evento precisa ser grandiosa”, finalizou.

Max Maciel discorda da mudança

Conhecido por abraçar pautas que favorecem a Ceilândia, o deputado distrital Max Maciel opinou sobre a mudança do evento. “O São João do Cerrado foi idealizado para a cidade e tem um valor simbólico muito forte para a nossa identidade cultural. Retirar o evento de Ceilândia é uma grande perda, principalmente se considerarmos o vínculo histórico e afetivo que a população tem com a festa.”

Para o distrital, a problema pode ser resolvido com “investimento e vontade política”. “Essa mudança de espaço é uma decisão particular, motivada pela ausência de um espaço estruturado para receber eventos de grande porte”, explicou.

Max revelou que encaminhou uma indicação de local para o GDF, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), solicitando a destinação de uma área pública na ADE Centro-Norte de Ceilândia para a implantação de um Centro Cultural Popular.

“Trata-se de um espaço com uso público previsto, que, com a infraestrutura adequada, tem total capacidade para receber eventos de grande porte, como o São João do Cerrado”. De acordo com ele, a proposta está em “sintonia com os princípios de descentralização das políticas culturais e democratização do acesso à cultura, além de responder a uma demanda legítima da comunidade por locais públicos qualificados para atividades culturais e comunitárias.”

Maciel reforça que é fundamental que os órgãos competentes viabilizem estudos necessários para a implantação do projeto, que visa promover “a valorização da cultura do Cerrado no território que historicamente a acolhe e preserva.”

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H