Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Entorno de Lula cita briga de Trump e sul-africano em defesa de Moraes

A ameaça do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi vista como “absurda” por pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes do alto escalão do governo.

Sob reserva, aliados de Lula comparam a ameaça a Moraes com o constrangimento passado pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em visita à Casa Branca, na quarta-feira (21/5). As duas situações seriam exemplos da política externa “absurda” de Trump.

 

Ramaphosa foi confrontado por Trump com vídeos de um suposto “genocídio branco” em seu país. O presidente sul-africano questionou a veracidade do conteúdo mostrado pelo líder norte-americano, admitiu problemas de criminalidade no país, mas disse que a maioria das mortes envolve negros. Trump chegou a falar em “oposto do Apartheid”.


Ameaça do governo Trump a Moraes

  • A ameaça do governo de Donald Trump contra Moraes também ocorreu na quarta-feira. Em audiência no Legislativo, Marco Rubio, chefe da diplomacia de Trump, disse que “há grande possibilidade” de que Moraes seja punido por violações aos direitos humanos.
  • A punição seria possível por conta da Lei Magnitsky, que permite aos Estados Unidos punir estrangeiros acusados de violações de direitos humanos.
  • Recentemente, um grupo de parlamentares republicanos enviou uma carta ao secretário Rubio na qual acusam o ministro do STF de transformar o sistema judicial brasileiro em uma arma política.
  • O governo Lula destacou o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para sair em defesa de Moraes. Messias não citou especificamente os Estados Unidos, mas defendeu o ministro do STF nas redes sociais.

“O ministro Alexandre de Moraes sempre se destacou por seu compromisso com a justiça e a democracia. Do mesmo modo, tem atuado com absoluta integridade no exercício de suas atribuições na Suprema Corte. Suas decisões contaram com a fundamentação e regularidade próprias de uma conduta honesta, ética e colaborativa que merece nossa admiração e apoio”, escreveu o chefe da AGU.

Segundo noticiou o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Lula determinou que o Itamaraty seja firme na reação às ameaças a Moraes. No entanto, a resposta não deve ocorrer por meio da imprensa.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H