Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Este fundo doa a taxa de administração para preservar o Cristo Redentor – e dá lucro


Com a evolução do mercado financeiro, um investidor tem muitas estratégias à sua disposição para escolher o que fazer com seu dinheiro. Uma delas, o investimento de impacto social, não foca apenas no lucro, mas prioriza também a contribuição na luta contra problemas sociais e ambientais. É o que faz o Fundo Cristo Redentor, que mira retorno próximo ao CDI enquanto atua na conservação de uma das sete maravilhas do mundo moderno e apoia projetos sociais. 

O fundo gerido e distribuído pela Galapagos reabriu para captação e aceita investidores de varejo, com aporte mínimo de R$ 500. A taxa administração de 1,3% é integralmente alocada na preservação e manutenção do Cristo Redentor, além de apoiar mais de 40 iniciativas de impacto social via Santuário Cristo Redentor. 

Leia também: Como um fundo consegue dar crédito barato a empresas que “ninguém quer emprestar”

Diego Condado, sócio e gestor da Galapagos Capital, conta que a iniciativa surgiu no auge da pandemia de Covid-19, quando houve queda significativa nas doações para o Santuário. A gestora, então, estruturou “um fundo onde qualquer um consegue investir e ter retorno adequado, sem precisar doar”. 

O Cristo Redentor é um fundo que investe em cotas de outros fundos. No portfólio dele estão participações em multimercados de baixa volatilidade e renda fixa: “É uma diversificação que normalmente não é possível com aportes mais baixos”, defende Condado.

Ele conta que um dos motivos de adotar uma tese mais conservadora é atender ao pedido da gestão do Santuário por segurança. “Não tomamos risco de forma descontrolada, queremos preservar o capital e, se possível, entregar um retorno alinhado ao CDI aos participantes”. 

Continua depois da publicidade

O retorno da aplicação nos últimos 24 meses até o fim de fevereiro foi de 18,54%, enquanto o CDI rendeu 25,28%. O ganho, porém, foi maior do que o IHFA (Índice de Hedge Funds Anbima), que subiu 15,64%. “Não abrimos mão de performance em função do impacto social, temos gestão muito parecida com o que é possível em outros produtos e resultados até melhores do que vários FOFs (Fundos de Fundos)”, justifica o gestor. 

Diego Condado, sócio e gestor da Galapagos Capital (Foto: Divulgação)

Nesse tipo de investimento, porém, o retorno não é medido apenas em números. A Galapagos se reúne com investidores para mostrar quais iniciativas sociais são apoiadas pelo produto. Na frente de apoio à criança e ao adolescente estão cinco iniciativas, entre elas, a Obra do Berço, que atende crianças de até 4 anos em risco social. 

O produto também impacta refugiados que chegam ao Rio de Janeiro. Eles têm apoio para encontrar vagas para trabalho formal e acesso a oficinas de facilitação da língua portuguesa. No apoio à mulher, o fundo contribui com a promoção da saúde de mães e filhos no Centro Social Nossa Senhor do Parto. 

Continua depois da publicidade

Leia também: 12 ações baratas da Bolsa, segundo gestoras

Para Condado, o investidor brasileiro está cada vez mais preocupado com o impacto social de suas aplicações, principalmente o institucional (instituição que gere capital de outros). No Fundo Cristo Redentor, as pessoas físicas são maioria, mas os clientes corporativos detêm maior volume. “O institucional saiu na frente, como esperado, e temos visto o mercado (de investimentos de impacto) caminhando”. 

Em momentos de turbulência e volatilidade, como o atual, os investimentos de impacto podem, inclusive, ganhar mais tração, segundo o gestor da Galapagos. Isto porque esse tipo de estratégia vem se tornando estrutural nos portfólios e “crises podem, eventualmente, alavancar a criação de produtos como esse”, como aconteceu com o fundo na pandemia. 



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H