O estudante Matheus Rocha, de 16 anos, destacou-se em seu colégio por ganhar, nos últimos anos, três medalhas em diferentes olimpíadas escolares. Entre os prêmios recebidos, o estudante do 2º ano do ensino médio destaca o ouro conquistado na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef).
A competição, que realizada com apoio do Ministério de Educação (MEC). é voltada ao ensino de matemática financeira para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, e a primeira edição ocorreu no ano passado.



Medalha de ouro ganhada por Matheus na OLITEF
Material cedido ao Metrópoles
Matheus com sua família no recebimento de uma das medalhas
Material cedido ao Metrópoles
Matheus, professores e coordenadores da escola na cerimônia de recebimento de medalhas
Material cedido ao Metrópoles
“Eu estudava em escola integral, entrava às 7h20 e saía às 17h20. Ainda fazia curso de inglês, então precisava me desdobrar para conseguir estudar para as provas. Mas valeu muito a pena”, contou o estudante, que sempre estudou em escolas públicas.
Em 2023, Rocha conquistou duas medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): prata na etapa nacional e bronze na etapa regional.
Além das três medalhas conquistadas nos últimos anos, o estudante também participou de uma Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).
“O Matheus também sempre estudou em escola pública, além de ser muito autodidata. Nunca precisei chamar a atenção dele para estudar, então essas conquistas são realmente totalmente mérito dele” contou Raquel da Costa, mãe do aluno.