Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Ex-chefe da Rota e do COE: quem é o novo comandante da PM de SP

São Paulo — Homem de confiança do secretário Guilherme Derrite, o novo comandante da Polícia Militar, coronel José Augusto Coutinho, de 53 anos, assume o posto após passar pouco mais de um ano como o número dois na hierarquia da corporação.

Conforme antecipado pelo Metrópoles, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) oficializou a nomeação nesta quinta-feira (17/4), movendo o então comandante, Cassio Araújo de Freitas, para a reserva. A substituição era ensaiada desde o ano passado, diante de uma série de episódios de violência envolvendo policiais militares, que levaram Tarcísio a admitir uma crise.

José Augusto Coutinho era subcomandante da PM desde fevereiro de 2024, quando o governador trocou de uma única vez 34 dos 63 coronéis em posição de comando, privilegiando oficiais alinhados às bandeiras de Derrite.

Antes disso, o oficial chefiou o Comando de Policiamento de Choque, as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), o Comando de Operações Especiais (COE) e o Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque.

Cassio na reserva

Pressionado pelo menos desde novembro do ano passado, Cassio Araújo de Freitas foi mantido no cargo por Tarcísio sobre o argumento de que, naquele momento, a substituição poderia representar sinal de fraqueza para adversários.

Agora, segundo autoridades da Segurança Pública e integrantes da cúpula da PM, a substituição é “natural”, levando em consideração o limite de cinco anos para que um oficial permaneça com a patente de coronel. Cassio recebeu a patente em fevereiro de 2020. Mas, por ocupar o posto de comandante-geral, estaria imune ao prazo.

 

1 de 5

Coronel Cassio Araújo de Freitas

Diario do Comandante

2 de 5

Coronel Cassio Araújo de Freitas ao lado de Guilherme Derrite

Diario do Comandante

3 de 5

Coronel Cassio Araújo de Freitas

Diario do Comandante

4 de 5

Coronel Cassio Araújo de Freitas

Diario do Comandante

5 de 5

Coronel Cassio Araújo de Freitas

Diario do Comandante

As autoridades ouvidas pela reportagem reconhecem que havia “atritos pontuais” envolvendo o comandante da PM, mas dizem que eles não foram significativos para a troca.

Até seus últimos dias no cargo, Cassio continuava a delegar funções a seus subordinados. Entre elas, cronogramas com medidas que deveriam ser adotadas até o fim do ano.

Em postagem feita no Instagram, Tarcísio agradeceu ao coronel pelos serviços à frente da corporação.

“A Polícia Militar de São Paulo teve a honra de contar nos últimos dois anos e meio com o comando do Coronel Cássio, que encerra hoje a sua missão à frente da corporação”, disse o governador.

“Ao longo desse período, foram muitos os desafios, mas a PM sempre teve em seu comando a sabedoria, firmeza e serenidade necessárias para conduzir com excelência os rumos da tropa a cada momento. Cássio conta com a minha eterna gratidão e finaliza esse ciclo com dever cumprido. Obrigado por tudo, coronel. Deixo aqui a minha melhor continência”, concluiu.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H