São Paulo — A ex-chiquitita, Renata Del-Bianco, é apontada como uma das laranjas de um suposto esquema de fraude de candidaturas femininas do PP durante as eleições de 2024 para a Câmara Municipal de São Paulo.
A atriz é uma das cinco mulheres que teriam sido lançadas em candidaturas “fictícias”, com o objetivo de fraudar o percentual mínimo de 30% de mulheres na chapa de vereadores, exigido pela legislação eleitoral.


Ex-Chiquitita Renata Del-Bianco
Instagram/Reprodução
Renata Del Bianco tem um ensaio inspirado em Chiquititas
Foto: @jaquesfotografia/Instagram Reprodução
E defende que tem uma produção “sensual soft”
Foto: @jaquesfotografia/Instagram Reprodução
Renata Del Bianco faz ensaio sensual vestida com figurino de Chiquititas – Metrópoles
Jaques Anderson/Divulgação
No início desta semana, o Ministério Público de São Paulo deu um parecer favorável à cassação de vereadores eleitos do partido em razão da fraude, colocando em risco o mandato de quatro parlamentares, entre eles, o da jurista Janaína Paschoal (PP).
As acusações contra Renata Del-Bianco se dão, principalmente, porque, apesar de ser candidata a vereadora, ela não movimentou nenhuma receita ou despesa durante a sua campanha, nem fez publicações pedindo votos em suas redes sociais. A suposta candidata recebeu 132 votos e foi eleita suplente pela federação.
Entenda o caso
- O PP lançou 37 candidaturas ao cargo de vereador na capital, sendo 24 masculinas e 13 femininas.
- De acordo com o parecer do MPSP, cinco candidatas obtiveram votações inexpressivas e não movimentaram recursos ou fizeram ato de campanha.
- A promotoria pede, além da cassação dos quatro vereadores eleitos pelo PP na capital, a inelegibilidade “daqueles que praticaram ou anuíram com a conduta” e a decretação da nulidade dos votos obtidos pelo partido, com a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário.
- O caso ainda não foi decidido e aguarda sentença do juiz eleitoral que deve acatar ou não a recomendação do MPSP.
- O PP nega irregularidades. Em nota, a legenda afirmou que segue confiante na improcedência da ação.
Ex-Chiquititas
Renata tinha 11 anos quando começou a interpretar a personagem “Vivi” na telenovela Chiquititas, sucesso de audiência do SBT na década de 1990. Apesar de ter sido demitida do elenco poucos meses após a sua estreia, a atriz permaneceu conhecida entre os fãs da novela e chegou a trabalhar em outros programas da televisão brasileira, como “Morning Show”, da Rede TV.
Hoje, com 39 anos, ela é apresentadora de um podcast e mantém um perfil na plataforma de conteúdo adulto Close Fans. O Metrópoles tentou contato com a assessoria de Renata mas não conseguiu retorno até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto