Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Ex-comandante do Exército de Lula diz não saber motivo de sua demissão

O general Julio Cesar de Arruda, ex-comandante do Exército, afirmou nesta quinta-feira (22) que desconhece o motivo de sua exoneração do cargo. A declaração foi dada durante depoimento à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Arruda foi o primeiro comandante do Exército nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assumiu o posto em dezembro de 2022, mas foi exonerado 23 dias depois, em meio à crise provocada pelos ataques às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.

Durante o seu depoimento, ao ser questionado se sabia por que havia sido retirado do cargo, o general respondeu: “Eu não sei por que deixei. Essa pergunta tem que ser feita para quem me nomeou e quem me exonerou.”

Ele também explicou que a nomeação e a exoneração do comandante do Exército são prerrogativas exclusivas do presidente da República, que pode tomar essas decisões sem a necessidade de justificar publicamente os motivos.

Arruda prestou depoimento como uma das testemunhas de defesa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se tornou delator no processo que apura um suposto plano para manter Bolsonaro no poder após ele perder as eleições de 2022.

Durante seu depoimento, o general negou que tenha impedido a entrada da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no Quartel-General do Exército, onde manifestantes acampavam no dia dos ataques.

O comandante também rejeitou qualquer envolvimento com planos de golpe ou tentativas de impedir a posse de Lula. O general também negou que tenha recebido qualquer oferta para aceitar um plano de golpe em 2022.

Além de Arruda, o STF ouviu o depoimento de outros sete militares nesta quinta-feira. As oitivas duraram cerca de 1h20.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H