A explosão que atingiu o porto de Shahid Rafae, na cidade de Bandar Abbas, no Irã, neste sábado (26/4), já contabiliza ao menos 14 mortes e mais de 700 feridos, conforme informações divulgadas pela mídia estatal iraniana.
Até o momento, não foram divulgados detalhes exatos sobre o que teria provocado o incidente. Hossein Zafari, porta-voz do Irã, atribuiu, inicialmente, a explosão a um suposto armazenamento inadequado de produtos químicos, mas o caso segue sob investigação.
A TV estatal iraniana transmitiu imagens da imensa coluna de fumaça que se formou no céu da região. Outros vídeos registrados no local circulam nas redes sociais. Veja:
As atividades no porto foram suspensas. A força da explosão quebrou janelas em um raio de quilômetros, a partir do local exato, e o barulho chegou a ser ouvido na ilha de Qeshm, a 26 km de distância.
Leia também
-
Mundo
Itamaraty lamenta explosão em porto no Irã que deixou 14 mortos
-
Mundo
Explosão em porto deixa ao menos 4 mortos e mais de 500 feridos no Irã
-
Mundo
Explosão de carro-bomba perto de Moscou mata general russo; vídeo
Nota do Itamaraty
O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, divulgou nota lamentando o ocorrido e expressando condolências aos familiares das vítimas.
“O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, de explosão ocorrida hoje, dia 26, no terminal portuário de Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, no Irã. Ao expressar condolências às famílias das vítimas e votos de plena recuperação aos feridos, o governo brasileiro presta solidariedade ao povo e ao governo da República Islâmica do Irã”, diz o texto.