São Paulo — Os passageiros do metrô de São Paulo tiveram que abandonar os vagões e caminhar pelos trilhos para se locomover durante o início da noite desta terça-feira (25/2).
Um vídeo gravado por uma das afetadas pelo ocorrido mostra os passageiros caminhando pelo trajeto originalmente feito pelo vagão. Veja:
As imagens foram registradas pela ceramista Renata Pavan, de 25 anos. Ao Metrópoles, ela contou que estava voltando do trabalho quando o trem parou entre as estações Santa Cecília e República, ambas na linha 3-Vermelha.
“A gente ficou uns 20 minutos esperando. Depois veio uma mulher, numa gravação [alto falante do metrô], dizer que alguém tinha apertado o botão de emergência em um dos trens e que eles não conseguiriam seguir, pois não tinham tração”, contou a passageira.
Ela ainda contou que o aviso ainda pedia para a pessoa que tivesse apertado o botão “desligasse” o acionamento para que a viagem prosseguisse.
O problema gerou uma reação em cascata nas outras linhas do metrô e até da CPTM. Passageiros da linha 4-Amarela e 9-Esmeralda, administradas pela ViaQuatro e pela CCR Mobilidade, relataram super lotação em algumas estações. As concessionárias alegaram que o aumento de fluxo originado pelos problemas na linha vermelha havia causado esse efeito e negaram a existência de alguma falha na operação.

Estação Luz cheia de passageiros
Bruna Sales/ Metrópoles
Estações de metrô ficam lotadas nesta noite
Bruna Sales/ Metrópoles
Passageiros se aglomeram em acesso à CPTM pela estação Luz
Bruna Sales/ Metrópoles
Não há relatos de passageiros machucados ou que tenham passado mal devido a lotação ao acesso da CPTM
Bruna Sales/ Metrópoles
CPTM e ViaQuatro negaram falhas e ligaram a lotação ao problema da linha 3-Vermelha
Bruna Sales/ Metrópoles
Acesso à CPTM pela estação Luz ficou congestionada
Bruna Sales/ Metrópoles
Estações da linha 3-Vermelha ficaram superlotadas devido a problema na circulação de trens
Reprodução/ Redes Sociais
O mesmo argumento foi utilizado pela CPTM. A companhia responsável pelo trens das linhas 7, 10, 11, 12 e 13 foi questionada sobre o excesso de passageiros no acesso aos trens pela estação Luz. A empresa também disse que até o momento não houve registro de ocorrências sérias envolvendo a saúde dos passageiros.
Em uma atualização divulgada no site do Metrô SP, às 21h41, todas as linhas do sistema metroviário estão funcionando normalmente.
Alerta severo e alagamentos


Alagamento em São Paulo
Band/Reprodução
Ruas e avenidas de SP enfrentam enchentes
Record/Reprodução
Carro bateu de ré em caminhão em meio à inundação
Record/Reprodução
Nas estações de metrô, a chuva causou mais aglomeração de pessoas no horário de pico
Carlos Rydlewski/Metrópoles
Alerta da Defesa Civil emitido nesta terça-feira (25/2)
Reprodução
- Por volta das 18h10, a Defesa Civil emitiu na tarde desta terça um alerta severo para fortes chuvas se espalhando pela capital paulista.
- Segundo o órgão, há registros de raios e vento “Tenha cuidado nas próximas horas. Abrigue-se”, notificou à população.
- Na zona norte, moradores relatam a chegada de chuva de granizo. Nesse cenário, a população fica em estado de atenção para desabamentos.
- Na região metropolitana, há registros de alagamentos. Em Osasco, em meio à enchente, paulistanos ficaram ilhados e um carro chegou a bater de ré em um caminhão.
- A Defesa Civil informou que foram registradas três quedas de árvores em Barueri, também na Grande São Paulo. Não há ocorrências de pessoas feridas, desabrigadas ou desalojadas.