A família do bebê Kalebe, de apenas 7 meses, iniciou uma campanha de arrecadação para custear o tratamento urgente contra uma deformidade craniana severa.
O bebê foi diagnosticado com braquicefalia, condição que provoca achatamento na parte de trás da cabeça e pode comprometer o desenvolvimento motor, além de possivelmente causar problemas futuros como dores crônicas, desvio de septo, alterações na arcada dentária, audição e visão.
A única forma eficaz de correção, segundo especialistas, é o uso da órtese craniana — capacete moldado sob medida que ajuda a remodelar o crânio do bebê. O tratamento precisa ser iniciado até os 9 meses de idade para surtir efeito, e Kalebe já está com 7 meses e meio. O prazo apertado motivou os pais a criarem uma vaquinha virtual.
Veja a seguir o vídeo em que Thalyta Rezende, mãe de Kalebe, e Elias Augusto, pai da criança, esclarecem a situação e pedem auxílio:
De acordo com a mãe, a criança realiza sessões semanais de fisioterapia desde que a condição foi identificada. Apesar de avanços nos movimentos, a assimetria na cabeça persiste. Um laudo médico aponta braquicefalia severa, com índice de 98,4% de achatamento craniano.
O valor total do tratamento é de R$ 16 mil, mas pouco mais de R$ 7.600 foram arrecadados. A família, agora, pede ajuda para alcançar o restante do valor e garantir o início do uso do capacetinho antes que a janela de tratamento se encerre. Você pode acessar o link da vaquinha clicando aqui.
“Qualquer valor faz diferença, e compartilhar também já é uma grande ajuda. Você pode ser um agente de milagre na vida do Kalebe”, escreveu a mãe na campanha.


Kalebe tem braquicefalia severa
Material cedido ao Metrópoles
Com o capecete, a assimetria será corrigida
Material cedido ao Metrópoles
Pais de Kalebe pedem por ajuda
Material cedido ao Metrópoles