A cada superesportivo vendido, a Ferrari fatura 136.671 euros, algo em torno de R$ 796 mil. Desta forma, a grife italiana ocupa o topo da lista de montadoras que mais lucraram por carro fabricado. O índice leva em consideração os relatórios financeiros apresentados pelas empresas em 2024.
Foram comercializados cerca de 73 milhões de automóveis em todo o mundo no ano passado, totalizando 2,38 trilhões de euros em receitas, segundo dados da consultoria JATO Dynamics. Em média, cada veículo vendido gerou um faturamento de 32.548 euros, ou aproximadamente R$ 175 mil, considerando a cotação média do euro em R$ 5,83 em 2024.
O sucesso no segmento de luxo
O lucro expressivo das montadoras de luxo é evidente. A Ferrari, por exemplo, alcançou uma margem de 28%, o que significa que quase um terço do valor de cada carro se transforma em lucro. Esse desempenho é atribuído, em parte, ao Purosangue, o SUV que ampliou a base de clientes de Maranello.
A Porsche aparece em segundo lugar, com um lucro médio de 18.142 euros por veículo, seguida pela Mercedes-Benz, que registra 5.692 euros. Ambas mantêm margens saudáveis graças a estratégias de precificação premium e a um mix de produtos focados em alta performance e tecnologia. Em contrapartida, a BMW viu seu lucro por unidade cair de 7.229 para 4.693 euros, reflexo dos intensos investimentos em eletrificação.
Outro lado da moeda
No extremo oposto, marcas mais jovens, como Lucid, Rivian e NIO, enfrentam prejuízos expressivos. A Lucid, por exemplo, perde 283.468 euros a cada carro entregue, um rombo que só se sustenta com aportes de investidores. Já a Rivian, apoiada pela Amazon, registra perdas de 87.363 euros por veículo, enquanto a chinesa NIO acumula um déficit de 14.313 euros por unidade.

Entre as grandes montadoras, a Stellantis teve o pior desempenho. A controladora de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën viu sua margem operacional despencar de 11,81% para 2,35% em um ano, resultando em apenas 656 euros de lucro por carro. A Nissan, com uma margem de 1,22%, e a Mitsubishi, que alcança 971 euros por unidade, também enfrentam desafios para equilibrar custos e receitas.
Compartilhe essa matéria via:
Chinesas em ascensão
A chinesa BYD – quinta maior vendedora global em 2024, com 4,27 milhões de unidades – aparece em 16º lugar no ranking de lucratividade, com 1.556 euros por veículo. Apesar do volume recorde, sua margem é modesta comparada à de marcas de luxo. Em contrapartida, a Great Wall Motor (GWM) mal sai do zero, registrando apenas 188 euros de lucro por carro.

Além do posicionamento no segmento de luxo, fatores como controle de custos, mix de produtos e escala produtiva são determinantes para os resultados. Enquanto marcas exclusivas, como Ferrari e Porsche, apostam na limitação de volumes para manter margens elevadas, montadoras de grande escala – como Toyota (2.710 euros por veículo) e Hyundai (2.432 euros) – compensam margens apertadas com altos volumes de vendas. Startups de elétricos, como NIO e XPeng, seguem a lógica de “crescer agora, lucrar depois”.
Confira abaixo o ranking, que considera o balanço anual mais recente de 30 montadoras e foi originalmente desenvolvido pelo site Motor 1 Itália. Vale destacar que algumas montadoras chinesas e indianas, que não divulgam esse tipo de relatório, ficaram de fora da lista.
Posição | Marca | Lucro por Carro (€) | Lucro por Carro (R$) |
1 | Ferrari | 136.671 | 796.792 |
2 | Porsche | 18.142 | 105.768 |
3 | Mercedes-Benz | 5.692 | 33.184 |
4 | BMW | 4.693 | 27.360 |
5 | Tesla | 3.801 | 22.160 |
6 | Subaru | 3.031 | 17.671 |
7 | Toyota | 2.710 | 15.799 |
8 | General Motors | 2.622 | 15.286 |
9 | Isuzu | 2.610 | 15.216 |
10 | Volvo | 2.547 | 14.849 |
11 | Hyundai Group | 2.432 | 14.178 |
12 | Honda | 2.324 | 13.549 |
13 | Grupo Volkswagen | 2.111 | 12.307 |
14 | Li Auto | 1.846 | 10.762 |
15 | Jaguar Land Rover | 1.794 | 10.459 |
16 | BYD | 1.556 | 9.072 |
17 | Renault | 1.137 | 6.629 |
18 | Suzuki | 1.128 | 6.576 |
19 | Ford | 1.122 | 6.541 |
20 | Mitsubishi | 971 | 5.661 |
21 | Mazda | 951 | 5.544 |
22 | Stellantis | 656 | 3.825 |
23 | Nissan | 282 | 1.644 |
24 | GWM | 188 | 1.096 |
25 | Leapmotor | -1.421 | -8.284 |
26 | XPeng | -4.612 | -26.888 |
27 | NIO | -14.313 | -83.445 |
28 | Aston Martin | -18.491 | -107.798 |
29 | Rivian | -87.363 | -509.326 |
30 | Lucid | -283.468 | -1.652.618 |
Fonte: JATO Dynamics, com base nos relatórios financeiros de 2024.