A Fiat começou a oferecer uma atualização para o sistema híbrido leve 12V dos Pulse e Fastback Hybrid. Prometida pela fabricante no início de fevereiro, esta atualização visa recalibrar os parâmetros da central que gerencia os níveis de carga das duas baterias, a de lítio e a de chumbo.
QUATRO RODAS notou um comportamento irregular do sistema híbrido (E-Assist) do Fiat Pulse Hybrid comprado para o teste de Longa Duração assim que foi comprado.
A assistência elétrica passou dias a fio sem funcionar, pois a utilização do carro era insuficiente para manter as baterias no nível de carga adequado para manter o funcionamento de híbrido. Outros proprietários também entraram em contato manifestando situações semelhantes. Em geral, o E-Assist podia deixar de funcionar quando o carro passava mais de um dia parado ou fazia pequenos deslocamentos.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
De acordo com a Fiat, esta nova programação teria diminuído significativamente os momentos em que o E-Assist é desabilitado, permitindo que o sistema seja acionado mais vezes.
A Fiat não divulgou oficialmente, mas um documento enviado às concessionárias e obtido por QUATRO RODAS dizia que o E-Assist só funcionaria quando a bateria de chumbo estivesse com carga acima de 80%. Com o nível abaixo dos 50%, o sistema start-stop também seria desativado.

A fabricante diz que essa atualização permitirá um grupo maior de clientes será beneficiado pelo sistema híbrido a partir de agora, como os possuem um tipo de uso muito específico e/ou esporádico do carro. Isso porque defende que poucos clientes foram afetados pelo comportamento original do carro e que apenas 130 proprietários dos mais de 15.000 Pulse e Fastback Hybrid vendidos entraram em contado com seus canais de atendimento.
Como fazer a atualização dos Fiat Hybrid?
De acordo com a Fiat, basta o cliente ir a uma das concessionárias da marca e pedir pela atualização. A fabricante diz que não é necessário agendamento prévio e que o serviço leva entre 10 e 15 minutos.
Os clientes podem esclarecer suas dúvidas por meio da rede de concessionárias e em seus canais de atendimento (2123-6000 ou 0800 707 1000).