Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Fibromialgia: entenda doença que afeta Lady Gaga e como é tratada

A cantora Lady Gaga, 39, desembarcou na madrugada desta terça-feira (29) no Rio de Janeiro para fazer o maior show de sua carreira no sábado (3). A artista se apresentará na Praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense, em um show gratuito.

A vinda de Gaga ao Brasil acontece cerca de oito anos após ter cancelado sua apresentação no Rock in Rio, em 2017, por motivos de saúde. Na época, a artista usou seu perfil no X para cancelar sua presença no festival, alegando que estava sofrendo com os sintomas de fibromialgia, síndrome clínica caracterizada pela dor em todo o corpo.

A fibromialgia ainda não tem causa exata definida pela ciência, mas estudos recentes apontam para a possibilidade de ela estar relacionada a alterações no cérebro e na medula espinhal que podem aumentar os níveis de substâncias químicas no cérebro que sinalizam dor.

Segundo a Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos nos Estados Unidos, alguns fatores podem levar a essas mudanças no cérebro, como genética (hereditariedade), infecções ou eventos físicos e emocionais, como estresse prolongado ou traumas físicos ou psicológicos.

Além das dores, os sintomas da fibromialgia incluem:

  • Fadiga;
  • Sono não reparador, mesmo após dormir por longos períodos;
  • Distúrbios do sono (como síndrome das pernas inquietas e apneia do sono);
  • Dificuldades cognitivas (como dificuldade para focar, prestar atenção e de memória).

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, ou seja, não é feito por meio de exames. O médico realiza uma entrevista com o paciente, analisa os sintomas e descarta outros problemas que podem se manifestar de forma semelhante. Além disso, são utilizados critérios de diagnóstico específicos para a síndrome, como:

  • Dor por mais de três meses em todo o corpo;
  • Presença de pontos dolorosos na musculatura (11 pontos, de 18 que estão pré-estabelecidos).

O tratamento da fibromialgia é realizado através do uso de medicamentos, como relaxantes musculares, neuromoduladores e antidepressivos.

Terapia Comportamental Dialética ajuda Gaga a manter saúde mental diante da dor

Em entrevista à Oprah Winfrey, em 2020, Lady Gaga revelou que, além do uso de medicamentos, é tratada com Terapia Comportamental Dialética (DBT, na sigla em inglês) para manter-se “criativa em meio à dor”.

De acordo com a Cleveland Clinic, a DBT é um tipo de terapia da fala (ou psicoterapia) baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), mas especialmente adaptada para pessoas que vivem emoções muito intensas.

A DBT é usada para ajudar pessoas a controlar e regular suas emoções, podendo ser útil em uma gama de transtornos de saúde mental, incluindo Borderline, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno por uso de substâncias, depressão e ansiedade.

Na entrevista, Gaga falou sobre como a fibromialgia pode estar relacionada à sua saúde mental e a traumas vividos no passado. Ao ser perguntada por Winfrey como faz para ser criativa em meio à dor, a artista responde que, além dos medicamentos, a DBT tem a ajudado.

“E, também, graças a algo que aprendi com a DBT que se chama ‘aceitação radical’. Estou sentada aqui com a mulher mais poderosa do mundo. Eu tive que aceitar que colocaria minha vergonha em uma caixa que está bem ali [fora] e a deixaria muito pequena”, revela.

“Digo a mim mesma: ‘eu tenho problemas de saúde mental, eu tomo muitos remédios para permanecer no jogo e eu sou uma sobrevivente, estou vivendo e enfrentando, sou forte e vou agarrar todas as experiências da minha vida e compartilhá-las com o mundo para transformá-lo em um lugar melhor’”, completa.

Lady Gaga: relembre os filmes e séries em que a artista participou

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H