A convocação pela lista de espera do processo seletivo das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), termina nesta quinta-feira (22). O edital é referente ao primeiro semestre de 2025.
A consulta da lista pode ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A participação na lista de espera das vagas remanescentes do Fies é automática para os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo.
O candidato pré-selecionado deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior no período de até dois dias úteis após a data da pré-seleção para comprovar as informações declaradas na inscrição.
Caso a comissão identifique discrepância referente à renda familiar declarada, poderá ser exigida a apresentação de documentação complementar para comprovação, tanto para os pré-selecionados nas vagas do Fies, como para os pré-selecionadas nas vagas do Fies Social.
No caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência, os candidatos deverão comprovar a sua situação por meio de laudo médico, atestando a espécie e o grau da deficiência com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Já para os pré-selecionados pelo Fies Social é garantida a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições. Esses candidatos são identificados automaticamente pelo Fies Seleção a partir de base de dados do CadÚnico, fornecida ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Após a validação da inscrição pela CPSA da instituição de ensino, o pré-selecionado deve validar suas informações junto a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil da data de validação da inscrição pela CPSA. A entrega da documentação pode ser realizada de forma física ou digital.
Caso a documentação seja aprovada pelo agente financeiro, o pré-selecionado poderá formalizar a contratação do seu financiamento.
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais