Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Focus: mercado reduz projeções da inflação deste e do próximo ano

Analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa para a inflação deste ano e do próximo do ano seguinte. No entanto, os economistas não fizeram mudanças nas projeções de 2027 e 2028.

É o que dizem os dados do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (12/5) pelo Banco Central. As projeções são frutos da análise de mais de 100 especialistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no levantamento do BC.

A projeção da inflação de 2025 caiu, pela quarta semana seguida, passando de 5,53% para 5,51% — ainda acima do teto da meta deste ano, que é de 4,50% Mesmo com as mudanças, as expectativas do mercado seguem distantes do chamado “horizonte relevante” e da meta inflacionária (entenda o sistema abaixo).

Em 2025, a meta inflacionária é de 3%, com variação de 1,5 ponto percentual – isto significa, com piso de 1,5% e teto de 4,5%. Ela será considerada cumprida se oscilar dentro desse intervalo de tolerância.

Isso porque, a partir deste ano, a meta de inflação é contínua, e não mais por ano-calendário. Ou seja, o índice é apurado mês a mês. Se o acumulado em 12 meses ficar fora desse intervalo por seis meses consecutivos, a meta é considerada descumprida.


O que é o relatório Focus

  • O Relatório de Mercado Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado financeiro coletadas até a sexta-feira imediatamente anterior à divulgação do documento.
  • O Focus é tradicionalmente divulgado toda segunda-feira.
  • O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio (dólar), taxa Selic, entre outros indicadores.
  • As projeções são do mercado, não do Banco Central. A autoridade monetária só reúne os dados.

Inflação

O mercado financeiro também fez alterações nas estimativas para a inflação de 2026. As expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuaram de 4,51% para 4,50% — voltando para dentro da meta.

Confira como ficaram as expectativas do mercado:

  • Para 2025, caiu de 5,53% para 5,51%.
  • Para 2026, passou de 4,51% para 4,50%.
  • Para 2027, segue em 4%.
  • Para 2028, está em 3,80%.

Para a inflação de maio, os analistas apostam em um alta de 0,38% na inflação, ante os 0,37% previstos na semana passada.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H